REVIRAVOLTA: Mike Johnson conquista a Speakership em impressionante primeira votação
Tradução: Heitor De Paola
O Speaker of the House, Mike Johnson (R-La.), foi reeleito para o cargo mais alto da Câmara em uma votação impressionante no dia de abertura do Congresso na sexta-feira, garantindo a vitória na primeira votação.
Mas a votação não veio sem drama. Os deputados Ralph Norman (RS.C.) e Keith Self (R-Texas) votaram inicialmente em candidatos diferentes de Johnson — Norman votou no deputado Jim Jordan (R-Ohio) e Self votou no deputado Byron Donalds (R-Fla.).
O Clerk, no entanto, manteve a votação aberta. E após negociações com Johnson, Norman e Self foram até a frente da câmara e mudaram para apoiar Johnson.
O deputado Thomas Massie (R-Ky.), o maior antagonista de Johnson que criticou suas ações no último ano em relação aos gastos, foi o único republicano a votar em um candidato diferente de Johnson, votando no líder republicano Tom Emmer (R-Minn.)
Os legisladores fizeram fila para apertar a mão de Johnson e abraçá-lo depois que Norman e Self mudaram seus votos.
A votação também é uma vitória para o presidente eleito Trump, que havia apoiado Johnson e foi fundamental para reunir os republicanos em torno do presidente. Vários membros alertaram que um atraso na eleição do presidente poderia ter complicado a certificação em 6 de janeiro.
Republicano sobre a resistência do Partido Republicano a Johnson: 'Achamos isso muito irritante’
“Uma vitória de Mike hoje será uma grande vitória para o Partido Republicano, e mais um reconhecimento de nossa Eleição Presidencial mais consequente de 129 anos!! – UMA GRANDE AFIRMAÇÃO, DE FATO. MAGA!” Trump postou no Truth Social na manhã de sexta-feira.
https://thehill.com/homenews/house/5064718-live-updates-johnson-speaker-vote-new-congress/