RFK Jr. anuncia demissões em massa e grande reestruturação no HHS
Aproximadamente um quarto da equipe do Departamento de Saúde e Serviços Humanos está sendo demitida
Tradução: Heitor De Paola
O secretário de Saúde, Robert F. Kennedy Jr., anunciou em 27 de março grandes mudanças no Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HHS), incluindo a fusão de algumas divisões, numa tentativa de se tornar mais eficiente.
“Vamos otimizar o HHS para tornar nossa agência mais eficiente e eficaz”, disse Kennedy em uma declaração em vídeo.
O outro objetivo é melhorar a qualidade do serviço.
Kennedy disse que, além de consolidar divisões, as demissões em massa reduzirão a força de trabalho em tempo integral do HHS em cerca de 25%, de 82.000 trabalhadores.
Kennedy disse que a transição será dolorosa, mas que “faremos mais com menos”.
A reorganização, que reduzirá de 28 divisões para 15, deve economizar US$ 1,8 bilhão por ano, disseram autoridades de saúde.
A divisão que será mais afetada é a Food and Drug Administration, com cerca de 3.500 trabalhadores sendo demitidos, de acordo com o HHS. A força de trabalho dos Centers for Disease Control and Prevention será reduzida em cerca de 2.400 funcionários. Cerca de 1.200 funcionários dos National Institutes of Health não terão mais empregos. Os Centers for Medicare and Medicaid Services, outra divisão, seguirão em frente com cerca de 300 trabalhadores a menos.
O HHS disse em uma declaração que muitas das divisões contêm “unidades redundantes”. Os funcionários vão consolidar as unidades em 15 divisões. Uma nova divisão será chamada de Administração para uma América Saudável e contará com cinco antigas divisões, incluindo a Administração de Recursos e Serviços de Saúde.
A reorganização, estimulada pela ordem do presidente Donald Trump às agências para iniciar demissões em massa, não afetará serviços essenciais, como Medicare e Medicaid, disse o HHS.
Alguns criticaram o anúncio.
“RFK Jr. está DESTRUINDO a melhor agência de saúde pública do mundo. Ele está planejando demitir pesquisadores, inspetores de alimentos e medicamentos, especialistas em doenças e milhares de outros que nos mantêm seguros e saudáveis. Isso é perigoso para a América e o mundo”, disse o Comitê de Supervisão da Câmara dos Representantes dos EUA na plataforma de mídia social X.
O HHS já demitiu cerca de 3.200 trabalhadores em estágio probatório, ou funcionários mais novos, de acordo com os autos do tribunal. O HHS estava entre as agências que foram recentemente ordenadas a reintegrar esses trabalhadores.
Outros trabalhadores aceitaram a oferta de indenização do governo Trump, que permitiu que os trabalhadores tirassem licença remunerada até setembro ou se aposentassem antecipadamente, informou o HHS na quinta-feira.
Cerca de 10.000 funcionários adicionais serão demitidos, de acordo com o departamento. Uma vez concluída, a reestruturação deixará o HHS com uma força de trabalho de cerca de 62.000.
O orçamento do HHS aumentou cerca de 38% de 2021 a 2025, disse Kennedy, enquanto o pessoal aumentou 17% durante esse período.
“Mas todo esse dinheiro não conseguiu melhorar a saúde dos americanos”, disse ele.
Ele citou o crescimento na taxa de doenças crônicas e câncer, bem como a menor expectativa de vida dos americanos quando comparados aos europeus.
Kennedy disse que descobriu que o HHS está “operando principalmente em silos”, com algumas divisões trabalhando “com propósitos opostos entre si”.
“Algumas divisões isoladas estão negligenciando completamente a saúde pública e parecem prestar contas apenas às indústrias que deveriam regular”, disse Kennedy, sem nomear as divisões.
Ele também disse que, num caso, “burocratas desafiadores impediram o gabinete do secretário de acessar bancos de dados bem guardados que poderiam revelar os perigos de certos medicamentos e intervenções médicas”.
O HHS não respondeu a uma solicitação de mais informações.
____________________________________________________________________
Zachary Stieber é um repórter sênior do The Epoch Times baseado em Maryland. Ele cobre notícias dos EUA e do mundo. Contate Zachary em zack.stieber@epochtimes.com
https://www.theepochtimes.com/health/rfk-jr-announces-mass-terminations-at-hhs-major-restructering-5832234?utm_source=RTNews&src_src=RTNews&utm_campaign=rtbreaking-2025-03-27-1&src_cmp=rtbreaking-2025-03-27-1&utm_medium=email&est=77tJIFbK05WpWjwMZOP%2FszIb%2F03AmR6goAFpE4zJCRpa6TENagXuvpq8rdsWHv4PAsyg