RFK Jr. demite conselheiros independentes de vacinas do CDC
Tradução: Heitor De Paola
O secretário de Saúde e Serviços Humanos, Robert F. Kennedy Jr., disse que está removendo todos os membros do painel independente que aconselha os Centros de Controle e Prevenção de Doenças sobre vacinas, uma escalada sem precedentes em sua busca para reformular a agência.
Num artigo de opinião do Wall Street Journal publicado na segunda-feira, Kennedy disse que a medida era necessária para restaurar a fé nas vacinas.
“É necessária uma limpeza geral para restabelecer a confiança pública na ciência das vacinas”, escreveu Kennedy.
“O público deve saber que a ciência imparcial — avaliada por meio de um processo transparente e protegida de conflitos de interesse — orienta as recomendações de nossas agências de saúde”, disse Kennedy numa declaração subsequente.
Kennedy afirmou que a remoção de todos os membros do painel dará ao governo Trump a oportunidade de nomear seus próprios membros. Kennedy há muito tempo acusa os membros do ACIP de terem conflitos de interesse, gerando preocupações entre os defensores das vacinas de que ele tentaria nomear membros muito mais céticos em relação à aprovação de novas vacinas.
“O governo anterior fez um esforço concentrado para consolidar a ideologia da saúde pública e limitar a capacidade do novo governo de tomar as medidas adequadas para restaurar a confiança pública nas vacinas”, disse Kennedy.
Os membros do painel não são indicados por políticos. O ACIP se reúne três vezes por ano para revisar dados sobre vacinas e recomendar como elas devem ser usadas. É composto por especialistas médicos e de saúde pública independentes que não trabalham para o CDC. Os membros são nomeados para mandatos de quatro anos.
O painel considerou recentemente restringir as recomendações para a vacinação infantil contra a COVID-19 e tinha uma próxima reunião agendada para o final deste mês para revisar e votar as recomendações. O comunicado do HHS indicou que a reunião continuará conforme programado na sede do CDC em Atlanta.
Antes da votação de confirmação de Kennedy no Senado, o senador Bill Cassidy (R-La.) disse que Kennedy prometeu manter o painel "sem alterações".
Um porta-voz de Cassidy não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
https://thehill.com/policy/healthcare/5341034-rfk-jr-fires-cdcs-independent-vaccine-advisors/