Rússia destruiu todas as usinas termelétricas e quase toda a capacidade hidrelétrica na Ucrânia antes do inverno, diz Zelensky
A Rússia lançou nove ataques coordenados contra a infraestrutura elétrica da Ucrânia entre março e agosto, atingindo instalações em 20 regiões.
KYIV INDEPENDENT
Kateryna Hodunova e A redação do jornal Kyiv Independent - 25 SET, 2024
A Rússia destruiu todas as usinas termelétricas e quase toda a capacidade hidrelétrica na Ucrânia, disse o presidente Volodymyr Zelensky em 25 de setembro durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU em Nova York.
A Rússia lançou nove ataques coordenados contra a infraestrutura elétrica da Ucrânia entre março e agosto, atingindo instalações em 20 regiões.
De acordo com um relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) , a escassez de eletricidade na Ucrânia pode chegar a 6 gigawatts neste inverno como resultado dos ataques, o que é cerca de um terço do pico de demanda esperado. Neste verão, a escassez de energia foi de 2,5 GW quando Kiev já estava passando por longos apagões.
"É assim que Putin está se preparando para o inverno — esperando atormentar milhões, milhões de ucranianos... Famílias comuns — mulheres, crianças... Cidades comuns, vilas comuns", disse Zelensky .
"Putin quer deixá-los no escuro e no frio neste inverno, forçando a Ucrânia a sofrer e se render. Imagine, por favor, seu país com 80 por cento de seu sistema de energia destruído — com uma parte tão destruída do sistema. Que tipo de vida seria essa?", acrescentou o presidente.
De outubro de 2022 a setembro de 2024, as instalações de infraestrutura energética da Ucrânia sofreram 1.024 ataques russos, de acordo com o Ministério da Energia.
Zelensky disse ao Conselho de Segurança da ONU em 24 de setembro que a Rússia estava se preparando para atacar três usinas nucleares ucranianas .
Há três usinas nucleares em operação no território controlado pela Ucrânia — as usinas Rivne e Khmelnytskyi no oeste do país, e a usina Pivdennoukrainsk no sul. Os ataques regulares da Rússia colocam sua segurança em risco ao cortar a energia das unidades.
De acordo com o Ministério da Energia, a geração nuclear atualmente responde por até 60% do consumo de eletricidade do país.
A Usina Nuclear de Zaporizhzhia , a maior usina nuclear da Europa, está sob ocupação russa desde março de 2022.
Meu amigo! Vc acreditou na NATO? Vc foi só uma peça de tabuleiro para enfraquecer a Rússia.