Rússia Dispara Mísseis em Kiev em Raro Ataque Diurno
A Rússia disparou uma enxurrada de mísseis contra Kiev na segunda-feira, fazendo com que moradores em pânico corressem para se abrigar em um ataque diurno incomum na capital ucraniana
INTERNATIONAL BUSINESS TIMES
Anna MALPAS - 29 MAIO, 2023 - TRADUZIDO POR GOOGLE
ORIGINAL E LINKS >
https://www.ibtimes.com/russia-fires-missiles-kyiv-rare-daytime-attack-3696329?utm_source=jeeng&utm_medium=email&trigger=click
Uma série de explosões ocorreu em Kiev na segunda-feira, quando a Rússia atacou a cidade pela segunda vez em 24 horas.
Jornalistas da AFP ouviram pelo menos 10 explosões por volta das 11h10, horário local (0810 GMT) em Kiev, começando apenas alguns minutos depois que um alerta de ataque aéreo soou.
As autoridades disseram que as defesas aéreas ucranianas derrubaram todos os mísseis russos lançados contra a região de Kiev.
Ajude esta NEWSLETTER adquirindo meu Livro:
O EIXO DO MAL LATINO AMERICANO E A NOVA ORDEM MUNDIAL
https://livrariaphvox.com.br/o-eixo-do-mal-latino-americano-e-a-nova-ordem-mundial
"Um total de 11 mísseis foram disparados: 'Iskander-M' e 'Iskander-K' da direção norte", disse o chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Valery Zaluzhny.
"Todos os alvos foram destruídos pelas defesas aéreas", acrescentou.
Sergiy Popko, chefe da administração da cidade de Kiev, disse que os russos atacaram pela manhã, quando "a maioria dos residentes estava no trabalho e nas ruas".
"Os russos estão demonstrando claramente que pretendem destruir a população civil", disse ele no Telegram.
EM BREVE MEU NOVO LIVRO NA PHVOX:
RUMO AO GOVERNO MUNDIAL TOTALITÁRIO
- AS GRANDES FUNDAÇÕES, OS COMUNISTAS, FABIANOS E NAZISTAS -
"Detritos foram registrados caindo em diferentes partes da cidade", disse Popko, acrescentando que as informações sobre as vítimas estão sendo esclarecidas.
O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse no início do dia que uma pessoa havia sido hospitalizada.
Pessoas correram para se abrigar em uma estação de metrô no centro de Kiev quando foram ouvidas rajadas de explosões, disseram jornalistas da AFP.
Muitos residentes se acostumaram a ignorar as sirenes de ataque aéreo, mas a forte barragem provocou uma reação de pânico.
Na plataforma da estação de metrô Khreshchatyk, as pessoas ficavam de pé e sentadas nos degraus checando seus celulares.
"Eu vi 6,7 ou 8 - um certo número de explosões no céu. É por isso que vim aqui com meus colegas de trabalho", disse Maksym, um encanador, sentado nos degraus.
"Estou esperando o fim do ataque aéreo."
A administração da cidade de Kiev disse que as defesas aéreas estavam funcionando durante o ataque aéreo, que foi o 16º ataque à cidade neste mês.
Os jornalistas da AFP também viram fragmentos de mísseis espalhados na estrada no distrito de Obolonskiy, no norte de Kiev.
"Primeiro, eles começaram a atirar mísseis como de costume. Então um deles caiu na estrada, como vocês podem ver, apenas o rabo dele. Algumas pessoas disseram que ele incendiou um carro", disse Dmytro, um jovem em uma camisa xadrez.
"Foi muito alto: houve várias explosões. Enquanto o míssil estava sendo abatido, houve cerca de 6 a 5 explosões. Antes disso, você podia ouvir um pedaço de destroços caindo."
Kiev, que havia sido relativamente poupada de ataques desde o início do ano, enfrentou ataques aéreos quase noturnos neste mês.
As autoridades disseram na segunda-feira que Kiev havia repelido durante a noite outro grande número de ataques aéreos noturnos, sem vítimas.
Zaluzhny disse que um total de "até 40 mísseis" e "cerca de 35 drones" foram lançados, quase todos abatidos.
Isso ocorreu após um ataque noturno de drones no sábado, que foi o maior na capital desde que a invasão da Rússia começou em fevereiro do ano passado.
A Rússia também atacou na segunda-feira um assentamento na região oriental de Dnipropetrovsk, matando um homem e ferindo nove pessoas, incluindo uma criança de 11 anos, disseram autoridades locais.
Um ataque com míssil em um vilarejo na região leste de Kharkiv deixou seis pessoas feridas, incluindo uma mulher grávida e crianças de 10 e 14 anos, disseram as autoridades.
Na região ocidental de Khmelnytsky, as forças russas atacaram uma instalação militar durante a noite, disseram autoridades.
Em uma rara admissão do dano, eles disseram que "cinco aeronaves foram colocadas fora de ação".
O trabalho estava em andamento para localizar incêndios e reparar uma pista, disse o oficial.