Rússia pronta para executar ataques nucleares contra alvos da OTAN, de acordo com documentos vazados
As informações repassadas ao FT do Reino Unido indicam claramente que, no caso de uma guerra com a OTAN, Putin está pronto para uma guerra nuclear
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F97ba9d2b-4177-4c77-bedf-4063af603482_2048x1181.jpeg)
Por Liz 14/08/2024
Tradução: Heitor De Paola
Fontes ocidentais teriam vazado planos russos elaborados entre 2008 e 2014 para “uma série de ataques avassaladores na Europa Ocidental”, informou o Financial Times .
Citando documentos de fontes de segurança ocidentais, Putin supostamente tentou permitir que a marinha russa executasse ataques nucleares dentro do território da OTAN caso surgisse um conflito com a aliança.
Os alvos não seriam somente militares. De acordo com William Alberque, um ex-oficial da OTAN, “Poderia haver centenas, se não milhares, de alvos mapeados pela Europa, incluindo alvos militares e de infraestrutura.”
A Rússia também é evidentemente ainda capaz de transportar armas nucleares em navios de superfície, o que especialistas dizem que carrega um risco significativo de escalada ou acidente. O Tratado de Redução de Armas Estratégicas (START I), assinado pelos EUA e pela Rússia em 1991, deveria ter eliminado essa possibilidade, embora muitos tenham questionado frequentemente a adesão de Moscou a ele.
Possíveis alvos apresentados pelo FT incluíam a costa oeste da França, instalações militares na Noruega, Alemanha e Estônia, bem como a cidade portuária britânica de Barrow-in-Furness, conhecida por sua produção de submarinos nucleares.
“Eles veem (ogivas nucleares táticas) como armas potencialmente vencedoras de guerra”, diz Jeffrey Lewis, professor do Middlebury Institute of International Studies em Monterey e especialista em controle de armas. “Eles vão querer usá-las, e vão querer usá-las bem rápido.”
Anton Bendarzsevszkij, diretor da Fundação de Pesquisa Econômica Oeconomus, disse que “há uma corrida armamentista global que se assemelha à Guerra Fria das décadas de 1950 e 1960”, de acordo com Mandiner .
Dizem que a Rússia tem mais de 5.500 ogivas nucleares em seu arsenal, enquanto os Estados Unidos têm pouco mais de 5.000, o que significa que os dois países controlam cerca de 90% dessas armas atualmente.
https://rmx.news/article/russia-ready-to-execute-nuclear-attacks-on-nato-targets-according-to-leaked-documents/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=putins_nuclear_attack_plans_zelenskys_kursk_bet_and_youll_never_guess_who_germany_says_executed_those_nord_stream_attacks_and_its_only_wednesday&utm_term=2024-08-14