Se seus filhos não estão felizes na escola, encontre outra para eles
Se seus filhos não estão felizes na escola, nunca houve melhor momento para sair para outra coisa.
FOUNDATION FOR ECONOMIC EDUCATION
Kerry McDonald - 3 DEZ, 2023
“Eu odiava ir à escola quando era criança”, disse Elon Musk numa entrevista em 2015. “Foi uma tortura.”
Ao decidir como seus próprios filhos seriam educados, Musk rejeitou a escolaridade tradicional e criou sua própria microescola baseada em projetos, a Ad Astra, em 2014, em seu campus na SpaceX. “As crianças adoram ir à escola”, disse Musk sobre o Ad Astra na mesma entrevista, acrescentando que “na verdade acham que as férias são demasiado longas porque querem voltar à escola”. Em 2020, a Ad Astra evoluiu para a escola totalmente online, Astra Nova, e seu popular spin-off de enriquecimento matemático, Synthesis.
Você não precisa ser bilionário para encontrar – ou criar – uma escola ideal para seus filhos. Se eles não estão felizes na escola, nunca houve melhor momento para sair para outra coisa.
Hoje, existem muitas escolas e espaços de aprendizagem de baixo custo nos EUA que promovem uma aprendizagem alegre – e estão a tornar-se cada vez mais acessíveis devido a políticas generalizadas de escolha educativa que permitem que o financiamento dos contribuintes siga os alunos em vez de ir para as escolas distritais.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F0f1167ea-d38e-4fc8-b1b1-1da415dcba72_366x544.jpeg)
“Quando as escolas se concentram nas necessidades dos adultos e não nas necessidades das crianças, as crianças sairão perdendo e é isso que está acontecendo em muitos sistemas escolares em todo o país”, disse Jack Johnson Pannell, ex-fundador de uma escola pública charter em Baltimore, que neste outono lançou uma microescola particular, Trinity Arch Preparatory Academy for Boys, em Phoenix. Ele escolheu especificamente abrir sua pequena escola no Arizona devido às políticas de escolha escolar universal do estado e à relativa facilidade de ser um empreendedor educacional lá.
Pannell ficou frustrado com as restrições institucionais da escolaridade tradicional que dificultavam o melhor atendimento aos alunos, como a incapacidade de adicionar tempo extra de recreio, eliminar a lição de casa ou facilitar a aprendizagem lado a lado e individualizada - todas características do Experiência Trinity Arch Prep. Ele acredita que alunos e pais estão ficando igualmente frustrados.
“Qualquer criança que entra numa escola tradicional e fica sentada numa cadeira sete horas por dia, cinco dias por semana, espero que esteja a gritar aos educadores: Não podemos mais fazer isto! Não queremos mais fazer isso! Não estou aprendendo nada me preparando para este teste, aquele teste e aquele teste, e brigando com o professor para saber se o dever de casa foi feito, lido ou não”, disse-me Pannell em nossa recente entrevista em podcast. “Acho que as crianças e as famílias exigirão mudanças reais na educação”, acrescentou.
Seus filhos deveriam estar felizes na escola. Se, em vez disso, eles temem as manhãs de segunda-feira ou contam as horas até o fim de semana chegar, é um bom sinal de que talvez estejam melhor em uma escola ou ambiente de aprendizagem diferente. Se você está gastando o que deveria ser um tempo de qualidade em família com seus filhos em batalhas de dever de casa e discussões sobre preparação para testes e notas, então talvez valha a pena considerar outras opções educacionais onde seus filhos encontrarão maior felicidade e realização.
“O objectivo final da conduta de cada um de nós, como indivíduo, é maximizar a sua própria felicidade e bem-estar”, escreveu o jornalista económico e membro fundador do conselho da FEE, Henry Hazlitt, em Foundations of Morality. Ele prosseguiu explicando que “não há duas pessoas que encontrem a sua felicidade ou satisfação precisamente nas mesmas coisas”, razão pela qual é a “cooperação social descentralizada que melhor permite a cada um de nós perseguir os seus próprios fins”.
Estamos a ver como um ecossistema educativo descentralizado está a conduzir a uma maior felicidade e bem-estar, à medida que as famílias encontram a aprendizagem certa para os seus filhos e os educadores reacendem o seu amor pelo ensino enquanto fundadores de escolas.
Para alguns alunos, a melhor opção pode ser uma microescola baseada na fé e focada no caráter, como Trinity Arch Prep, enquanto para outros pode ser uma Acton Academy, ou uma escola de Sudbury, ou uma escola clássica, ou um pod Prenda, ou um Escola Montessori, ou um KaiPod, ou um centro de aprendizagem autodirigido, ou um programa híbrido de educação domiciliar ou cooperativa de educação domiciliar, ou uma escola on-line de alta qualidade, ou uma das milhares de microescolas independentes, pods de aprendizagem, colaborações de educação domiciliar, e escolas privadas de baixo custo surgindo em todo o país.
À medida que a educação passa de uma escolaridade coercitiva e de tamanho único para um mercado vibrante de opções, os indivíduos e as famílias são mais capazes de fazer escolhas de aprendizagem que melhorem a sua própria felicidade e bem-estar – independentemente da forma como o definem.
***
Kerry McDonald is a Senior Education Fellow at FEE and host of the weekly LiberatED podcast. She is also the author of Unschooled: Raising Curious, Well-Educated Children Outside the Conventional Classroom (Chicago Review Press, 2019), an adjunct scholar at the Cato Institute, education policy fellow at State Policy Network, and a regular Forbes contributor. Kerry has a B.A. in economics from Bowdoin College and an M.Ed. in education policy from Harvard University. She lives in Cambridge, Massachusetts with her husband and four children. You can sign up for her weekly email newsletter here.