Secretário de Defesa Lloyd J. Austin e Papua Líderes de Papua Nova Guiné Discutem Planos para Cooperação em Defesa
O Indo-Pacífico é o teatro prioritário para os Estados Unidos, e a visita do Secretário de Defesa Lloyd J. Austin III a Papua Nova Guiné visa manter a região livre e aberta.
US DEPARTMENT OF DEFENSE NEWS
Jim Garamone - 27 JULHO, 2023
- TRADUÇÃO: GOOGLE / ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
https://www.defense.gov/News/News-Stories/Article/Article/3472584/austin-papua-new-guinea-leaders-discuss-plans-for-defense-cooperation/
Austin e o primeiro-ministro de Papua Nova Guiné, James Marape, se falaram após as reuniões na capital do país, Port Moresby. Ambos falaram sobre o que o recém-assinado Acordo de Cooperação em Defesa significará para o Pacífico.
“Estamos expandindo a participação dos EUA em vários exercícios com a Força de Defesa da PNG”, disse Austin. “Também concluímos um importante acordo de transporte marítimo que significará maior cooperação na aplicação da lei marítima”.
O acordo permitirá que o pessoal da Papua Nova Guiné embarque em navios da Guarda Costeira dos EUA enquanto patrulham a região, o que ajudará o país a combater a pesca ilegal e o tráfico na enorme e exclusiva zona econômica. "E não estamos perdendo tempo", disse Austin. "Um barco da Guarda Costeira dos EUA estará aqui em agosto para dar início a este programa."
Os dois homens disseram que o novo Acordo de Cooperação em Defesa aprofundará os laços entre os Estados Unidos e Papua Nova Guiné e fortalecerá a cooperação e a interoperabilidade entre as forças dos EUA e Papua Nova Guiné com o objetivo de melhor apoiar a assistência humanitária e alívio de desastres, se necessário.
O parlamento do país está debatendo o acordo e a ratificação é esperada em breve, disseram autoridades.
Uma vez ratificado, o esforço dos EUA para ajudar a modernizar a força de defesa do país será acelerado. Isso inclui novos equipamentos, mais treinamento e atualizações para as instalações de defesa, disse Austin.
O acordo é importante, disse o secretário. Isso permitirá que os países trabalhem juntos para ajudar a Força de Defesa de Papua Nova Guiné a se tornar o garante da segurança do país que os líderes desejam que seja.
Austin enfatizou que os Estados Unidos não estão buscando bases permanentes no país. Ele disse que vê o acordo como uma "estrutura fundamental, fundacional, para aprofundar o relacionamento de defesa".
A relação entre os Estados Unidos e Papua Nova Guiné tem décadas. Marape observou que o pai de Austin serviu no Exército dos Estados Unidos na Nova Guiné durante a Segunda Guerra Mundial. "Nossa capacidade de defesa deve ser construída", disse o primeiro-ministro. "Não há melhor parceiro [do que] a maior democracia e as maiores forças armadas para esta parceria. É uma parceria de escolha que fizemos em relação à cooperação de defesa."
Marape observou que a relação de segurança significaria "benefícios em cascata vinculados à economia".
O acordo terá duração de 15 anos. Marape disse que o caminho a seguir será por meio de negociações entre amigos. "Isso foi garantido", disse o primeiro-ministro. "Quero que você aprecie que os EUA nunca mexeram com nossa autonomia e independência ou com respeito à soberania."
"Nós os convidamos para o espaço de defesa; não são eles que estão entrando", continuou ele. "Nós os convidamos no espaço de defesa para ajudar a construir nossa defesa para proteger nossas próprias fronteiras, inclusive parando as perdas de pesca e a praga da [extração madeireira] ilegal de nossas florestas. Eles vieram em nosso convite."
***
Links relacionados em Inglês >
NEWS RELEASE: Readout of Secretary of Defense Lloyd J. Austin III Meetings With Papua New Guinea (PNG) Prime Minister and Defence Council
NEWS: Austin Visits Papua New Guinea, Australia on Latest Trip to Pacific
NEWS: Austin Meets Papua New Guinea Leaders to Chart Security Course