Secretário de Estado Marco Rubio diz que ataque ao Irã mostra que o presidente Trump não está brincando

Taradução: Heitor De Paola
O secretário de Estado Marco Rubio disse no domingo que o regime iraniano aprendeu com o ataque dos EUA contra suas instalações nucleares que o presidente Trump "não é um presidente que apenas joga".
Rubio disse que este é um momento crucial para o Irã , que pode escolher se juntar aos Estados Unidos na mesa de negociações ou retaliar e lidar com as repercussões.
"Imporemos custos ao Irã se eles atacarem pessoal americano, seja diretamente ou por meio de alguns desses representantes atrás dos quais tentam se esconder", disse Rubio no programa "Face the Nation", da CBS. "Esperamos que eles não escolham esse caminho."
“Vamos todos torcer para que eles realmente decidam: OK, vamos negociar porque queremos uma solução diplomática e pacífica”, acrescentou.
O Sr. Trump comemorou o ataque contra três importantes instalações nucleares como um sucesso “espetacular” e alertou: “Ainda há muitos alvos restantes”.
"Se a paz não vier rapidamente, atacaremos esses outros alvos com precisão, velocidade e habilidade", disse Trump na noite de sábado. "A maioria deles pode ser eliminada em questão de minutos."
O Sr. Rubio disse antes do ataque que o governo Trump e seus antecessores fizeram de tudo para tentar fazer o Irã interromper seu programa nuclear. Ele disse que parece que o Irã "achou que estava lidando com um tipo diferente de líder".
“Eles jogaram, como fizeram por 40 anos, como fizeram com vários presidentes”, disse ele. “Eles tentaram jogar com o presidente Trump e agora estão vendo o que acontece.”
"Este não é um presidente que só faz joguinhos", disse o Sr. Rubio . "Quando ele diz que vai fazer algo, ele vai fazer."
O Sr. Rubio enfatizou que o ataque “não foi um ataque ao Irã ”, “não foi um ataque ao povo iraniano” e não foi uma “mudança de regime”.
“Isso foi projetado para degradar ou destruir três instalações nucleares relacionadas às suas ambições de desenvolvimento de armas nucleares e foi concluído ontem”, disse o Sr. Rubio . “O que acontecer agora dependerá do que o Irã decidir fazer. Se eles escolherem o caminho da diplomacia, estamos prontos. Podemos fechar um acordo que seja bom para eles, para o povo iraniano e para o mundo.”
• Seth McLaughlin pode ser contatado em smclaughlin@washingtontimes.com .
https://www.washingtontimes.com/news/2025/jun/22/marco-rubio-secretary-state-says-iran-strike-shows-president-trump/?utm_source=pushly&utm_campaign=pushnotify&utm_medium=subscriber&utm_id=desktop