Secretário do Tesouro Bessent sobre os acordos comerciais de Trump: "A incerteza estratégica é uma tática de negociação"
AMERICAN GREATNESS - Equipe AG - 19 MAIO, 2025

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse a Jake Tapper, da CNN, no programa "State of the Union", no domingo, que o presidente Trump está utilizando a "incerteza estratégica" como tática de negociação em suas negociações comerciais com outras nações.
Bessent, quando questionado se as tarifas abrangentes do "dia da libertação" de Trump, anunciadas em 2 de abril, trouxeram incerteza às pequenas empresas nos EUA, respondeu que a situação comercial com a China e o resto do mundo não se desenvolveu da noite para o dia e está sendo renegociada.
Bessent explicou: "Portanto, se dermos muita certeza aos outros países, eles nos usarão nas negociações. Estou confiante de que, ao final dessas negociações, tanto os varejistas quanto o povo americano e os trabalhadores americanos estarão em melhor situação."
Em 2 de abril, o presidente Trump anunciou tarifas abrangentes sobre mais de 180 países, seguidas pelo anúncio de uma taxa básica de 10% em 5 de abril e um conjunto maior de tarifas em 9 de abril, antes de Trump anunciar uma pausa de 90 dias.
De acordo com o Business Insider , esses anúncios desencadearam uma grande liquidação no mercado de ações.
Bessent disse ao apresentador Jake Tapper que a pausa não se aplicava à China, cujas tarifas atingiram 145%, e que os EUA chegaram a um acordo com a China para reduzir suas tarifas por 90 dias.
O objetivo, de acordo com Bessent, não é se desvincular da China, mas abrir mercados e restaurar o equilíbrio, especialmente em produtos não estratégicos.
Bessent também elogiou a necessidade de repatriar indústrias críticas como medicamentos, semicondutores e aço para proteger os interesses de segurança nacional dos EUA.
O Secretário do Tesouro também alertou que as tarifas voltarão a subir, caso outros países não consigam chegar a acordos comerciais com os EUA.