Senado vota para anular a obrigatoriedade de veículos elétricos na Califórnia, em grande golpe para ativistas das mudanças climáticas
Mike LaChance - 22 MAIO, 2025
O Senado votou pela revogação da obrigatoriedade de veículos elétricos no estado da Califórnia. Isso vai causar grande indignação e ansiedade entre a comunidade de ativistas das mudanças climáticas.
O mandato para veículos elétricos foi uma das últimas coisas que Joe Biden assinou antes de deixar o cargo. Você deve se lembrar de uma iniciativa de última hora da equipe de Biden para avançar o máximo possível na legislação relacionada às mudanças climáticas durante suas últimas semanas no cargo.
A resolução para anular o mandato foi aprovada por maioria partidária, com um senador democrata também votando a favor.
O Washington Free Beacon relatou:
Senado vota para anular a obrigatoriedade de veículos elétricos na Califórnia, uma derrota retumbante para os ativistas climáticos
O Senado aprovou na quinta-feira uma resolução que revogaria a isenção federal da Califórnia, permitindo que ela e vários outros estados liderados pelos democratas tornassem obrigatórias as vendas de veículos elétricos, representando um golpe nos esforços dos ativistas para promover a energia verde e combater o aquecimento global.
A resolução, apresentada pela senadora Shelley Moore Capito (Republicana, Virgínia Ocidental) em abril, foi aprovada em votação bipartidária por 51 a 44 na manhã de quinta-feira. Apenas uma democrata, a senadora Elissa Slotkin (Michigan), votou a favor da resolução, além de todos os republicanos que votaram. Cinco parlamentares estavam ausentes na votação.
“O impacto da isenção da Califórnia teria sido sentido em todo o país, prejudicando vários setores da nossa economia e custando centenas de milhares de empregos no processo”, disse Capito, que preside o Comitê de Meio Ambiente e Obras Públicas do Senado.
A votação é uma perda significativa tanto para a Califórnia, que aprovou seu mandato de veículos elétricos em 2022, quanto para os ativistas climáticos que defenderam a lei em alto e bom som...
A votação de quinta-feira também representa uma vitória para o presidente Donald Trump e outros críticos das políticas que obrigam os consumidores a comprar veículos elétricos. Durante a campanha eleitoral, Trump afirmou que o "conceito maluco de 'todos os carros elétricos'" devastaria os trabalhadores da indústria automobilística e dizimaria a indústria automobilística de Michigan.
A CBS News relata que a Califórnia está planejando processar por isso:
Califórnia entra com ação judicial contra votação do Senado dos EUA que revoga mandato de veículos elétricos e padrões rígidos de emissão do estado
A Califórnia está reagindo um dia após o Senado dos EUA ter votado para frear as políticas de veículos limpos do estado.
O governador Gavin Newsom e o procurador-geral Rob Bonta emitiram um comunicado na quinta-feira informando que o estado entrará com uma ação judicial após os senadores votarem pela revogação das isenções de emissões da Califórnia, que estabelecem padrões mais rigorosos do que as regulamentações federais. Uma das regras, a chamada "obrigação de veículos elétricos", eliminaria gradualmente os carros movidos a gasolina e exigiria que as vendas de veículos novos fossem de emissão zero até 2035.
Fechar isso foi a coisa certa a fazer. Não se pode forçar os consumidores a comprar certos tipos de produtos dessa maneira. O público precisa querer fazer isso.