Sevmash lança submarino nuclear multifuncional Perm
O novo submarino foi lançado do saguão do estaleiro na quinta-feira. A Rússia está agora na metade do caminho para lançar a série da classe Yasen-M.

Thomas Nilsen - 28 mar, 2025
O Perm é o sexto submarino da classe Yasen/Yasen-M e deve navegar para a Frota do Pacífico. Primeiro, um ano ou mais de testes no mar devem ser conduzidos para medir o desempenho da embarcação, navegabilidade geral e sistemas de armas.
Diferentemente das classes anteriores de submarinos de ataque projetados pelos soviéticos, os navios Yasen/Yasen-M têm uma função multifuncional: a de caçador-assassino, bem como a de atingir inimigos marítimos ou terrestres com mísseis de cruzeiro lançados verticalmente.
De acordo com o estaleiro Sevmash , o Perm é o primeiro da série a ser um transportador regular de mísseis Zirkon, a arma hipersônica projetada para ser armada com uma ogiva convencional ou uma ogiva nuclear.
É uma preocupação no Ocidente que a Rússia navegue novamente com submarinos multipropósitos armados com armas nucleares, não apenas a frota de submarinos de mísseis balísticos. As armas nucleares táticas foram removidas dos submarinos dos EUA e da Rússia no final da Guerra Fria, mas agora estão voltando na frota submarina da Rússia para a guerra.

O lançamento do Perm em Severodvinsk ocorreu com Vladimir Putin participando via videoconferência de Murmansk , onde ele se encontrou na quinta-feira com o comandante da marinha, o almirante Aleksandr Moiseev, a bordo do navio irmão do Perm , o Arkhangelsk . Putin também participou da conferência do Fórum Ártico .
Putin elogiou os projetistas e construtores do novo submarino e observou que o Perm é o primeiro submarino multiuso armado com mísseis de cruzeiro hipersônicos Tsirkon.
O míssil, no entanto, já foi testado com a classe Yasen. O primeiro teste desse tipo ocorreu em outubro de 2021 no Severodvinsk . O submarino estava então em posição de superfície no Mar Branco e foi lançado contra um alvo no Mar de Barents.
Fontes russas não confirmadas afirmam que o míssil Tsirkon tem um alcance de até 1.000 quilômetros.
Putin está confiante de que os submarinos de nova geração ajudarão a Rússia a fortalecer sua posição como potência marítima global.
"Esses submarinos e navios aumentarão o poder de todas as nossas frotas, fortalecerão a segurança das fronteiras marítimas da Rússia, a Rota do Mar do Norte, garantirão a solução de tarefas para proteger os interesses nacionais em várias áreas do Oceano Mundial, incluindo a zona do Ártico, que nas condições de intensificação da competição global está adquirindo a mais importante importância econômica, logística e de transporte", disse Vladimir Putin da Atomflot, a base da frota russa de quebra-gelos movidos a energia nuclear em Murmansk.
Dos cinco submarinos da classe já em operação, três estão na Frota do Norte ( Severodvinsk , Kazan e Arkhangelsk ), enquanto dois navegam na Frota do Pacífico ( Krasnoyarsk e Novosibirsk ).
Mais três estão em diferentes estágios de construção no estaleiro Sevmash ( Ulyanovsk , Voronezh e Vladivostok ). A construção de mais um está prevista para começar em 2025 ( Bratsk ), enquanto mais dois foram anunciados, mas os contratos ainda não foram assinados.
Um vídeo da cerimônia foi publicado pelo Kremlin .