SISTEMA BANCÁRIO DA CHINA SOB CRISE SISTÊMICA, VULGO CORRALITO.
[Legendas ajustadas para inglês, cana de áudio para português]
Uma crise sistêmica é o colapso do sistema como resultado de uma reação em cadeia de consequências negativas que afetam um grande número de setores ou economias e a falta de ferramentas para resolver o desastre. O evento originário de uma crise sistêmica pode ser de natureza diversa, financeira, sanitária, ambiental, escassez de recursos naturais, etc. e causa um efeito de contágio que afeta tanto os mercados financeiros quanto a economia real.
Os efeitos de uma crise sistêmica se traduzem em falências massivas de empresas, destruição de empregos, elevados níveis de endividamento como consequência da contração do crédito oferecido pelos bancos e um colapso do consumo privado. Descubra a verdade chocante por trás das restrições sem precedentes que atingem os bancos chineses!
Da escassez de dinheiro e contas congeladas a limites rígidos de saque e depósitos em queda, o sistema financeiro está à beira do abismo. Mais de 300 bancos estão operando com capital perigosamente baixo, alguns incapazes de fornecer sequer algumas centenas de yuans em dinheiro diariamente. Com trilhões fluindo para os mercados de títulos e bancos estatais cortando as taxas abaixo de 1%, a confiança pública está em colapso.
Colaboração: César Tonheiro