Suprema Corte estende bloqueio à deportação de alguns supostos membros de gangues venezuelanas
Trump assinou uma proclamação em março para permitir a remoção de supostos membros do Tren de Aragua sob a Lei de Inimigos Estrangeiros
Tradução e comentário: Heitor De Paola
Em 16 de maio, a Suprema Corte concordou em impedir o governo de deportar alguns supostos membros de gangues venezuelanas sob a Lei de Inimigos Estrangeiros.
“O pedido de liminar pendente de novos procedimentos foi deferido”, disse o tribunal em uma ordem não assinada .
Os juízes Samuel Alito e Clarence Thomas discordaram.
O tribunal também concordou em agendar uma discussão oral no caso conhecido como AARP e WMM v. Trump. AARP e WMM são as iniciais de dois dos detidos.
“Além disso, [os detidos] sugeriram que este Tribunal tratasse o pedido como uma petição de mandado de certiorari; ao fazê-lo, a petição foi deferida”, disse a ordem.
Um mandado de certiorari é uma ordem judicial que permite aos juízes prosseguir com a análise de um recurso. Quando o certiorari é concedido, a Suprema Corte normalmente realiza uma sustentação oral no caso.
Em 14 de março, o presidente Donald Trump assinou uma proclamação na qual declarou oficialmente que o Tren de Aragua, uma organização terrorista estrangeira designada associada à Venezuela, "está perpetrando, tentando e ameaçando uma invasão ou incursão predatória contra o território dos Estados Unidos".
O presidente invocou a Lei de Inimigos Estrangeiros de 1798 para autorizar a “apreensão, detenção e remoção imediatas” de membros do grupo que sejam cidadãos venezuelanos com 14 anos de idade ou mais e que não sejam cidadãos americanos ou residentes permanentes legais dos Estados Unidos.
Em 19 de abril, a Suprema Corte emitiu um bloqueio temporário impedindo o governo Trump de deportar um número não especificado de homens venezuelanos atualmente sob custódia da imigração no Texas, que são supostamente membros de uma gangue criminosa.
Na nova ordem, a Suprema Corte devolveu o caso ao Tribunal de Apelações dos EUA para o Quinto Circuito, instruindo-o a analisar as alegações dos detidos.
Embora a Suprema Corte tenha ordenado ao governo que não removesse os detidos sob a autoridade da Lei de Inimigos Estrangeiros, a ordem afirma que o governo “pode remover os demandantes nomeados ou supostos membros da classe sob outras autoridades legais”.
Esta é uma história em desenvolvimento e será atualizada.
___________________________________
COMENTÁRIO
Acima da Suprema Corte estão a Constituição e as Leis, como os Alien and Sedition Acts. Trump deveria fazer com Lincoln quando editou o Ato de Suspensão do Habeas Corpus durante a Guerra Civil: contestado pela Corte, nem deu bola!
A SC está atuando a favor do Deep State e deve ser enfrentada.
HEITOR DE PAOLA
https://www.theepochtimes.com/us/supreme-court-blocks-removal-of-alleged-venezuelan-gang-members-5858049?utm_source=RTNews&src_src=RTNews&utm_campaign=rtbreaking-2025-05-16-7&src_cmp=rtbreaking-2025-05-16-7&utm_medium=email&est=IzpW3hMOGs5qCAAZ%2Fg965QYGhs%2FroSsf4mMMiU1nhTzGWgp6u1fb6RJ3%2FGkQ
Eis a SC dos EUA atual que nesta semana recebeu um visitante "de peso" do BR.