‘Teatro de Satanás’: Cardeal Burke condena paródia da Última Ceia em Paris
O Arauto Católico 01/08/2024
Tradução: Heitor De Paola
O cardeal Raymond Burke se tornou um dos oficiais de mais alto escalão da Igreja Católica a abordar a “zombaria abominável” durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris, quando uma paródia da Última Ceia foi realizada com drag queens e indivíduos LGBT representando Cristo e os Apóstolos.
Ele fez seus comentários sobre “uma manifestação inacreditável da escuridão e do pecado em nosso mundo” durante umahomiliadado em 31 de julho para marcar o 16º aniversário da dedicação da Igreja no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe em La Crosse em Wisconsin.
Além de abordar o incidente e a manifestação específicos que causaram tantochoque e consternação em toda a Igreja Católica, ele também analisou seu lugar no contexto mais amplo do que se tornou a França, com uma cultura “cercada pela escuridão e pelo pecado que é cada vez mais dado lugar no mundo e até mesmo na Igreja” e que coopera com “o pai de todas as mentiras”.
O cardeal também destacou que o que ocorreu em Paris foi apenas uma das muitas outras manifestações permitidas na sociedade secular moderna “de ataques à vida humana e seu berço na família criada pelo casamento de um homem e uma mulher, e ataques à própria religião e seu livre exercício”.
A parte de sua homilia que abordou a cerimônia foi publicada em sua conta de mídia social X e diz o seguinte:
“Na sexta-feira passada, testemunhamos uma manifestação inacreditável da escuridão e do pecado em nosso mundo: a abominável zombaria da Sagrada Eucaristia em sua Instituição para a abertura das Olimpíadas de Verão em Paris.
“É difícil imaginar algo mais degradado e blasfemo. Que tal ato pudesse acontecer nos mostra, de uma forma muito dolorosa, como o que antes era uma cultura cristã se tornou o teatro de Satanás e daqueles que cooperam com seus planos completamente malignos, os planos de 'um assassino desde o princípio' que 'não tem nada a ver com a verdade', os planos de 'um mentiroso e pai da mentira' (Jo 8, 44).
“Nossa repulsa e raiva sobre o que aconteceu nas Olimpíadas de Verão desperta novamente nossa consciência de tantas outras manifestações da rebelião aberta contra Deus e Seu plano para nossa salvação no mundo em que vivemos: ataques à vida humana e seu berço na família criada pelo casamento de um homem e uma mulher, e ataques à própria religião e seu livre exercício.
“Na Igreja, também, testemunhamos a disseminação deliberada de confusão e erro sobre as verdades de nossa fé, a secularização da Sagrada Liturgia e a falta de respeito pelo fundamento insubstituível da caridade no respeito à justiça e ao Estado de direito.
“O que nós, pecadores, mas humildes e contritos de coração, devemos fazer? Devemos nos voltar diariamente para Nosso Senhor e buscar Dele, por meio de Sua Mãe, a Mãe da Divina Graça, o dom sétuplo do Espírito Santo para a transformação de nossas vidas e de qualquer parte de Sua vinha que Nosso Senhor confiou aos nossos cuidados, começando por nossos lares.
“Nunca devemos esquecer as palavras de Nosso Senhor quando Ele começou Seu Ministério Público: 'O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho' (Mc 1, 15). Cristo que prometeu permanecer conosco em Sua santa Igreja até o Último Dia nos fala a verdade e nos dá a graça de viver a verdade.
“Por meio da linha ininterrupta dos Apóstolos e seus Sucessores, Cristo está conosco para nos curar e fortalecer para a batalha contra as trevas e o pecado, a batalha na qual, Nele, somos os vencedores. Resta-nos apenas, nas palavras de São Paulo, lutar o bom combate, manter o curso e manter a Fé. (Cf. 1 Tim 6, 11-19; 2 Tim 4. 1-8).”
Além de ser o fundador do santuário mariano em La Crosse, o cardeal Burke é arcebispo emérito de St. Louis e ex-prefeito da Signatura Apostólica .
O cardeal alemão Gerhard Müller também falou sobre a cerimônia, observa LifeSiteNews ,afirmando: “Com essa representação sacrílega e vulgar, conseguiu de uma só vez manchar a nobre face das Olimpíadas e ofender milhões de fiéis ao redor do mundo.
“Este episódio não é apenas um golpe baixo para o cristianismo, já que o show glorificou a ideologia woke que vai contra a lei moral natural.”
O cardeal Müller também comentou: “A zombaria da Última Ceia por atores espiritualmente desenraizados e mentalmente perturbados, seus instigadores e patrocinadores foi um ato de terrorismo espiritual que se voltou contra seus autores”, e que o episódio foi “nada mais do que uma cobertura para a violação brutal do direito humano à liberdade religiosa e à consciência”.
Dentro da hierarquia da Igreja, o Cardeal Müller se tornou um crítico cada vez mais vocal da ideologia de gênero, alertando contra uma mentalidade dentro da Igreja que busca apaziguar o movimento LGBT e mostrar que o catolicismo não se opõe a ele por meio de Fiducia Supplicans e bênçãos para casais do mesmo sexo.
RELACIONADO:Drag queen confirma que foi uma paródia da Última Ceia, apesar da alegação do comitê olímpico
https://catholicherald.co.uk/theatre-of-satan-cardinal-burke-condemns-olympics-ceremony/?swcfpc=1