TERROR: IDF desmonta infraestrutura terrorista em operação de 48 horas em Jenin
A operação israelense envolveu cerca de 2.000 soldados e empregou escavadeiras, drones e aeronaves.
FOUNDATION FOR DEFENSE OF DEMOCRACY
Enia Krivine & Joe Truzman - 7 JULHO, 2023
- TRADUÇÃO: GOOGLE /
ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
https://www.fdd.org/analysis/2023/07/07/idf-dismantles-terror-infrastructure-in-48-hour-operation-in-jenin/
Em 5 de julho, as Forças de Defesa de Israel (IDF) se retiraram do Campo de Refugiados de Jenin, concluindo uma operação militar significativa, mas limitada, no norte da Cisjordânia em resposta a meses de ataques terroristas contra israelenses. A operação envolveu fatalidades limitadas de ambos os lados, um resultado raro em ambientes de combate urbano denso, incluindo 12 palestinos – todos identificados pelas IDF como militantes – e um soldado israelense da unidade de elite Egoz.
Apelidada de “Bayit v'Gan” – hebraico para “casa e jardim” – a operação procurou degradar drasticamente a infraestrutura terrorista no campo de Jenin, um foco de terrorismo. De acordo com as IDF, desde o ano passado, os moradores de Jenin realizaram cerca de 50 ataques a tiros, e 19 palestinos procurados tentaram escapar das forças israelenses se escondendo em Jenin. Desde o início do ano, terroristas palestinos mataram mais de duas dezenas de israelenses.
A operação israelense envolveu cerca de 2.000 soldados e empregou escavadeiras, drones e aeronaves. Durante a operação, as forças israelenses localizaram várias instalações de fabricação de explosivos, uma rede de túneis subterrâneos, locais de armazenamento de armas e 11 dispositivos explosivos improvisados destinados ao uso contra as forças israelenses. O IDF também revelou que terroristas palestinos estavam armazenando armas e explosivos em uma mesquita.
Embora o IDF tenha negado a ordem de evacuação do campo, houve um êxodo considerável no início dos combates. O prefeito de Jenin, Nidal Al-Obeidi, disse que cerca de 4.000 palestinos fugiram, buscando refúgio com parentes ou abrigos. O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, afirmou que "a maioria" dos terroristas deixou Jenin antes dos combates.
Gallant também disse que a operação “atingiu totalmente” seu objetivo de restaurar a capacidade de Israel de realizar operações de segurança na área de Jenin. Ele observou que o Irã está fortemente envolvido no apoio ao terrorismo em Jenin e na Cisjordânia. O contrabando de armas e o aumento de fundos beneficiaram grupos terroristas designados pelos EUA, como a Jihad Islâmica, as Brigadas dos Mártires de al-Aqsa e o Hamas. Essas organizações reivindicaram a responsabilidade por bombardeios e ataques a tiros contra civis israelenses e pessoal de segurança.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, alertou que, embora tenha sido um sucesso, a operação “não foi uma coisa única” e que Israel não permitirá que Jenin se torne um “paraíso do terror”.
Em 5 de julho, em uma coletiva de imprensa, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse a repórteres que a Casa Branca apóia a segurança de Israel e o direito de se defender contra terroristas.
Os Estados Unidos devem continuar a apoiar o direito de Israel de se defender enquanto continua a desmontar a infraestrutura terrorista apoiada pelo Irã na Cisjordânia e em Gaza. Washington também deve se comprometer a negar à República Islâmica do Irã qualquer alívio de sanções enquanto ela patrocinar o terrorismo. Se o passado for um prólogo, o regime iraniano canalizará quaisquer ganhos financeiros do alívio prematuro das sanções para os vários proxies terroristas que ameaçam Israel, incluindo os de Jenin.
***
Enia Krivine é diretora sênior do Programa de Israel e da Rede de Segurança Nacional da Fundação para a Defesa das Democracias (FDD). Joe Truzman é analista e colaborador do Long War Journal do FDD. Siga Enia e Joe no Twitter, respectivamente, em @EKrivine e @JoeTruzman. Siga o FDD no Twitter@FDD. O FDD é um instituto de pesquisa apartidário com sede em Washington, DC, focado em segurança nacional e política externa.