Tesla anuncia recall de mais de 2 milhões de veículos devido a questões de segurança do piloto automático
A Tesla está fazendo recall de mais de dois milhões de seus veículos, devido a uma função “Autosteer” que supostamente não “garante a segurança de seus motoristas”.
ONE AMERICA NEWS
James Meyers - 13 DEZ, 2023
A empresa fez o anúncio depois que uma investigação revelou que seu sistema de segurança do piloto automático “não era suficiente para evitar o uso indevido do motorista”.
O recall inclui o Modelo S 2012-2023, o Modelo X 2016-2023, o Modelo 3 2017-2023 e o Modelo Y 2020-2023 que vem com a função “Autosteer”.
“Em certas circunstâncias, quando o Autosteer está ativado, a proeminência e o escopo dos controles do recurso podem não ser suficientes para evitar o uso indevido do motorista”, dizia o aviso de recall.
De acordo com a Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário (NHTSA), o sistema de piloto automático pode dar aos motoristas uma falsa sensação de segurança e pode ser mal utilizado em situações perigosas, quando a tecnologia da Tesla pode não ser capaz de navegar com segurança na estrada.
A nova atualização de software tem como objetivo dar mais avisos aos motoristas quando eles não estão prestando atenção enquanto estão na estrada com a função “Autosteer” ativada. Esses avisos ajudarão os motoristas a ficarem mais seguros na estrada, de acordo com a NHTSA.
A NHTSA analisou quase 1.000 acidentes, desde 2021, onde o piloto automático foi usado, “incluindo impactos frontais e impactos de potencial desengate inadvertido do sistema”.
Além disso, representantes da empresa Tesla reuniram-se várias vezes com a agência desde o início da investigação.
A investigação concluiu que, em algumas circunstâncias, com o “Autosteer”, o condutor “não mantém a responsabilidade pela operação do veículo e não está preparado para intervir conforme necessário ou não reconhece quando o Autosteer é cancelado ou não ativado, pode haver um risco aumentado de acidente”. .”
A Tesla afirmou que não concordava com o relatório da agência, no entanto, em 5 de dezembro, eles concordaram em administrar voluntariamente um recall e uma solução, que é uma atualização de software gratuita para os veículos afetados.
A atualização irá “incorporar controles e alertas adicionais” para “encorajar ainda mais o motorista a cumprir sua responsabilidade de dirigir continuamente sempre que o Autosteer estiver ativado”, disse o relatório de segurança.
Enquanto isso, um porta-voz da NHTSA disse na quarta-feira que sua investigação “permanece aberta enquanto monitoramos a eficácia das soluções da Tesla e continuamos a trabalhar com a montadora para garantir o mais alto nível de segurança”.
“A tecnologia automatizada é uma grande promessa para melhorar a segurança, mas apenas quando é implementada de forma responsável; a ação de hoje é um exemplo de melhoria dos sistemas automatizados, priorizando a segurança”, acrescentou o porta-voz.