Texas continua a instalar arame farpado na fronteira
“O arame farpado do Texas é um impedimento eficaz contra as travessias ilegais de fronteira incentivadas pelas políticas de fronteira aberta de Biden”
Charlie McCarthy - 24 JAN, 2024
As autoridades do Texas continuaram a instalar arame farpado na fronteira sul, apesar de uma decisão do Supremo Tribunal dos EUA que concedeu aos agentes federais acesso para ultrapassar tais obstáculos.
O governador republicano Greg Abbott disse que os soldados da Guarda Nacional do Texas e os funcionários do Departamento de Segurança Pública do Texas continuariam a instalar fios "para repelir a imigração ilegal".
“O arame farpado do Texas é um impedimento eficaz contra as travessias ilegais de fronteira incentivadas pelas políticas de fronteira aberta de Biden”, postou Abbott na quarta-feira no X com uma foto de soldados trabalhando com o arame. “Continuamos a utilizar este arame farpado para repelir a imigração ilegal.”
A Suprema Corte dos EUA concordou na segunda-feira em permitir temporariamente que agentes da Patrulha de Fronteira dos EUA cortassem ou removessem cercas de arame farpado que as autoridades do Texas colocaram ao longo de parte da fronteira do estado com o México para impedir travessias ilegais de fronteira.
Os juízes, numa decisão de 5-4, atenderam a um pedido da administração do presidente Joe Biden para suspender a decisão de um tribunal de primeira instância que impedia temporariamente que agentes federais perturbassem a cerca enquanto o litígio sobre a questão prossegue.
Abbott então ordenou a instalação de arame farpado adicional. O governador recorreu a X para dizer que a luta “não acabou”.
“O arame farpado do Texas é um impedimento eficaz para as travessias ilegais que Biden incentiva. Continuarei a defender a autoridade constitucional do Texas para proteger a fronteira e evitar que a administração Biden destrua nossas propriedades”, escreveu o governador na noite de segunda-feira.
Autoridades do Texas isolaram este mês o Shelby Park em Eagle Pass e posicionaram unidades estaduais da Guarda Nacional no local para bloquear a entrada de qualquer pessoa, incluindo agentes da Patrulha de Fronteira que não receberam aprovação prévia, informou o New York Post.
O Departamento de Justiça de Biden ameaçou processar o Texas se permitisse que as autoridades estaduais prendessem e processassem imigrantes ilegais por meio de uma lei que entraria em vigor em março.
O DOJ também entrou com uma ação contra o estado pela construção de uma barreira flutuante no Rio Grande. Um tribunal de apelações decidiu recentemente que a barreira pode permanecer no rio.
A Abbott transportou quase 100 mil migrantes da fronteira sul para cidades governadas pelos democratas, incluindo Nova Iorque e Chicago.
Uma fonte do CBP disse à Newsmax no início deste mês que ocorreram cerca de 302.000 encontros na fronteira sul em dezembro, superando o recorde de um mês de 269.735 em setembro.
Na tarde de quarta-feira, o site do CBP não havia sido atualizado com o total oficial de encontros mensais de dezembro.
***
Charlie McCarthy, a writer/editor at Newsmax, has nearly 40 years of experience covering news, sports, and politics.