TIRANIA JUDICIAL: Suprema Corte ouvirá contestação de Trump às liminares universais por juízes radicais e desonestos
GELLER REPORT - Pamela Geller - 14 MAIO, 2025
Juízes de extrema esquerda emitem decisões que vão muito além do escopo de resolver casos ou controvérsias. É uma tomada de poder grotesca que coloca toda a nação em risco.
A Suprema Corte, sob o comando do corrupto e comprometido Juiz Roberts, abandonou sua responsabilidade judicial de defender a Constituição. Ele está em desvantagem.
O caso em si é sobre cidadania por direito de nascença. Esta audiência, no entanto, será sobre as inúmeras liminares que buscaram limitar os esforços do governo de costa a costa. Blog da Suprema Corte: A disputa é um dos procedimentos relativamente raros que chegaram aos juízes como um recurso de emergência – na chamada "sentença sombra" – apenas para serem definidos para argumentos orais... a principal questão perante o tribunal na quinta-feira é se os juízes de instâncias inferiores podem emitir o que são conhecidas como liminares universais para bloquear uma ordem em todo o país. Com uma liminar universal, um juiz federal (ou vários neste caso) pode impedir o governo de executar uma ordem executiva – ou, em outro caso, uma lei ou política – em qualquer lugar do país. O governo Trump, que tem sido bloqueado por muitas liminares desse tipo nos últimos meses, argumenta que a prática é inconstitucional... O presidente Donald Trump deu início aos eventos que levaram ao argumento de quinta-feira em 20 de janeiro, quando assinou uma ordem executiva encerrando a cidadania por direito de nascença. Segundo a ordem, que estava originalmente programada para entrar em vigor em 19 de fevereiro, crianças nascidas nos Estados Unidos não teriam direito automático à cidadania americana se seus pais estivessem no país ilegalmente ou temporariamente – por exemplo, com visto de trabalho ou de estudante… Há sete anos, em uma opinião concordante no caso Trump v. Havaí, o Juiz Clarence Thomas chamou as liminares universais de “legal e historicamente duvidosas”. Além disso, acrescentou, elas estão “começando a prejudicar o sistema judiciário federal – impedindo que questões jurídicas se filtrem pelos tribunais federais, incentivando a busca por foro privilegiado e tornando cada caso uma emergência nacional para os tribunais e para o Poder Executivo” ( SCOTUSblog ).
A história continua abaixo do anúncio
O próprio fato de estarem realizando esta audiência pode ser um bom presságio para o presidente. Margot Cleveland no Federalist: O fato de a Suprema Corte ter agendado uma audiência oral sobre a questão da liminar nacional, enquanto a questão subjacente da constitucionalidade da ordem de serviço do presidente continua a permear os tribunais inferiores, sugere que vários juízes têm sérias preocupações com as liminares nacionais. Além disso, como destaca o resumo do governo Trump, cinco juízes — os juízes Alito, Barrett, Thomas, Kavanaugh e Gorsuch — em momentos diferentes e em diversas concordâncias ou divergências, criticaram o uso de liminares nacionais ( Federalist ).