Trump decide ignorar verificações de antecedentes do FBI em escolhas para o gabinete. Isso é algo ruim?
Mas suas objeções se baseiam na preocupação com o bem do povo americano ou no desejo de impedir o tipo de reforma burocrática que Trump prometeu?
AG Staff - 21 NOV, 2024
Membros do establishment de segurança nacional estão preocupados que alguns dos indicados para o novo gabinete do presidente eleito Donald Trump pularão as tradicionais verificações de antecedentes do FBI e serão examinados por empresas privadas.
Mas suas objeções se baseiam na preocupação com o bem do povo americano ou no desejo de impedir o tipo de reforma burocrática que Trump prometeu?
De acordo com a CNN, a equipe de transição de Trump citou dúvidas sobre um sistema do FBI que, segundo eles, é lento e cheio de problemas que podem interferir nos planos do presidente eleito de implementar rapidamente sua agenda.
As verificações de antecedentes do FBI sobre novos indicados presidenciais fazem parte de um sistema que remonta à Segunda Guerra Mundial e aos primeiros dias da Guerra Fria.
Normalmente, elas envolvem a investigação do histórico pessoal do indicado, incluindo educação, emprego, histórico financeiro e antecedentes criminais, embora as decisões finais sobre emprego e autorizações de segurança sejam da Casa Branca.
O novo governo tem bons motivos para encarar o FBI e o Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) com ceticismo após vários exemplos de agências federais sendo usadas como armas contra oponentes políticos do atual governo.
Tulsi Gabbard, que foi nomeada Diretora de Inteligência Nacional, foi alvo do Departamento de Justiça e colocada em uma lista de vigilância de terrorismo após criticar Kamala Harris na TV.
Há também a questão do FBI e da comunidade de inteligência promovendo o Russiagate, encobrindo o laptop de Hunter Biden, conspirando com grandes empresas de tecnologia para silenciar vozes dissidentes e mirando Trump e outros membros de seu primeiro governo.
Por que os indicados de Trump deveriam depender de uma agência politizada que foi usada como arma contra eles para dizer se são bons o suficiente para se tornarem parte da máquina do establishment?