Trump diz que quer que o oleoduto Keystone XL seja construído agora
O oleoduto Keystone XL foi descartado pela administração anterior
Tradução: Heitor De Paola
O presidente Donald Trump disse que quer que o oleoduto Keystone XL, que transportará petróleo bruto do Canadá para os Estados Unidos, seja construído o mais rápido possível, anos depois de o governo anterior ter descartado o projeto.
"A empresa que está construindo o oleoduto Keystone XL, que foi cruelmente abandonado pela incompetente Administração Biden, deveria voltar para a América e construí-lo - AGORA!", escreveu Trump em uma publicação em sua rede social, Truth Social, em 24 de fevereiro.
O presidente disse que sua administração é “muito diferente” da anterior, acrescentando que prometeria “aprovações fáceis” e um “início quase imediato” do projeto.
“Se não eles, talvez outra Pipeline Company”, disse Trump. “Queremos que o Keystone XL Pipeline seja construído!”
A construção do oleoduto de 1.930 km começou em 2010 e tinha como objetivo transportar petróleo bruto de areias betuminosas do Canadá para o interior dos Estados Unidos.
Esperava-se que o oleoduto Keystone XL transportasse 830.000 barris de petróleo bruto por dia das areias petrolíferas de Alberta para Nebraska, mas o projeto foi adiado devido à oposição de proprietários de terras dos EUA, tribos nativas americanas e ambientalistas.
Os oponentes do gasoduto, incluindo grupos ambientalistas, lutaram contra sua construção durante anos, argumentando que ela era desnecessária e dificultaria a transição dos EUA para formas alternativas de energia.
O projeto foi rejeitado pela primeira vez pelo presidente Barack Obama em 2015. Em seu primeiro mandato, Trump tentou ressuscitar o projeto, mas foi frustrado por ações judiciais.
O projeto foi finalmente bloqueado pela administração Biden poucas horas depois que Joe Biden assumiu o cargo de presidente em janeiro de 2021, levando à perda de milhares de empregos. Quando foi cancelado, autoridades no Canadá disseram que estavam decepcionadas com a decisão. O então premiê de Alberta, Jason Kenney, divulgou uma declaração em 2021 dizendo que seu gabinete estava "decepcionado e frustrado" com o cancelamento do projeto.
Biden disse que o cancelamento foi parte de um compromisso de “promover a justiça ambiental” e argumentou que “não serviria ao interesse nacional dos EUA”, citando uma análise realizada durante o governo Obama.
“A análise concluiu ainda que a aprovação do gasoduto proposto prejudicaria a liderança climática dos EUA ao minar a credibilidade e a influência dos Estados Unidos em instar outros países a tomarem medidas climáticas ambiciosas”, afirmou a ordem executiva de Biden de 2021.
Após a ordem de Biden, os congressistas republicanos, incluindo o então membro da liderança do GOP, o senador John Barrasso (R-Wyo.), disseram que o cancelamento do projeto matou milhares de empregos nos EUA. Dois anos depois, o Departamento de Energia da era Biden divulgou um relatório admitindo que o cancelamento do projeto levou à perda de milhares de empregos.
A TC Energy, a empresa que teria construído o oleoduto Keystone XL, desmembrou seu negócio de oleodutos em outubro de 2023 em uma nova empresa chamada South Bow Energy. Após o cancelamento do projeto em 2021, a TC Energy disse que não prosseguiria mais com a construção.
A postagem recente de Trump no Truth Social não mencionou o nome de uma empresa, mas se referiu àquela que estava construindo o oleoduto.
Os comentários recentes do presidente vêm semanas depois de ele ter dito a uma multidão que os Estados Unidos não precisam de petróleo, gás, veículos ou madeira do Canadá, enquanto buscava impor uma tarifa de 25 por cento sobre produtos canadenses e mexicanos. Ele disse que as tarifas eram necessárias por causa da incapacidade desses países de lidar com a imigração ilegal e o tráfico de drogas.
No início de fevereiro, ele disse que adiaria as tarifas até março, mas impôs separadamente uma tarifa de 10% sobre produtos chineses, além das tarifas existentes, citando a falha da China em interromper a produção nacional de precursores químicos de fentanil.
Trump também disse que os produtos energéticos canadenses enfrentariam uma tarifa menor de 10%. O Canadá é o maior fornecedor de petróleo bruto para os Estados Unidos, respondendo por cerca de 60% do total de importações de petróleo dos EUA, de acordo com os dados mais recentes da US Energy Information Administration.
O Epoch Times entrou em contato com a South Bow Energy para comentar, mas não recebeu resposta até o momento da publicação.
A Reuters contribuiu para esta reportagem.
Jack Phillips
Repórter de Últimas Notícias
Jack Phillips é um repórter de notícias de última hora que cobre uma variedade de tópicos, incluindo política, EUA e notícias de saúde. Pai de dois filhos, Jack cresceu no Vale Central da Califórnia. Siga-o no X: https://twitter.com/jackphillips5
https://www.theepochtimes.com/us/trump-says-he-wants-keystone-xl-oil-pipeline-built-now-5815958?utm_source=RTNews&src_src=RTNews&utm_campaign=rtbreaking-2025-02-25-4&src_cmp=rtbreaking-2025-02-25-4&utm_medium=email&est=AAAAAAAAAAAAAAAAaeYuZRIDxcDo%2FKEBqmpXBrVzxw0NKCTsrL03tD%2FNbtDH1yXuQbUv