Trump diz que tarifa de 50% será imposta à União Europeia em 1º de junho
O presidente disse que os países europeus estão tirando vantagem dos Estados Unidos
Tradução: Heitor De Paola
[MEU COMENTÁRIO: Finalmente um Presidente americano descobriu o óbvio: os EUA não têm aliados nem amigos na Europa, devem ser tratados como hipócritas chupadores de Dólares e com as mesmas armas que usa contra a China. Há exceções: No poder: Hungria com Viktor Orbán, Italia com muitas reservas (ex aluna do Aspen Institute) Giorgia Meloni e Matteo Salvini. Com chances: Inglaterra com Nigel Farage, Holanda com Geert Wilders, França, também com muitas reservas, Marine Le Pen. Aliados de verdade são Israel, Taiwan, com reservas Japão e Coreia do Sul. Os demais faça como Theodore Roosevelt: speak softly and carry a big stick]
*************************************
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse em 23 de maio que os Estados Unidos imporão em breve uma tarifa de 50% à União Europeia.
“A União Europeia, que foi formada com o propósito principal de tirar vantagem dos Estados Unidos no COMÉRCIO, tem sido muito difícil de lidar”, escreveu Trump em sua plataforma de mídia social, Truth Social.
Mais tarde, ele acrescentou que “nossas discussões com eles não estão levando a lugar nenhum” e que uma tarifa de 50% está planejada para começar em 1º de junho.
A história continua abaixo do anúncio
A tarifa não será aplicada a produtos fabricados ou fabricados nos Estados Unidos, de acordo com Trump.
A UE é composta por 27 países, incluindo Áustria, França e Alemanha.
"A União Europeia e os Estados Unidos estão negociando. Alguns negociam a portas fechadas, outros mais em frente às câmeras", disse o Ministro do Comércio polonês, Michal Baranowski, a repórteres na sexta-feira, após a publicação de Trump nas redes sociais.
“O fato de vermos algumas declarações importantes no domínio público não significa que elas se traduzirão em ações da administração dos EUA.”
Trump disse em janeiro que iria impor tarifas à união porque "se você pensar bem, outros países nos cobram tarifas, nós não cobramos tarifas deles, e já passou da hora de isso mudar".
O presidente disse que um dos problemas era o imposto sobre valor agregado, conhecido como IVA, cobrado sobre produtos americanos vendidos a países europeus.
Mais tarde, os Estados Unidos impuseram uma tarifa de 20% sobre produtos da UE, bem como uma tarifa mais alta sobre produtos de aço e alumínio.
Trump suspendeu a tarifa de 20%, juntamente com tarifas contra muitos outros países, em abril por 90 dias, enquanto as negociações avançavam. O bloco então suspendeu as contramedidas que planejava contra os Estados Unidos "para dar uma chance às negociações".
Autoridades da UE têm dito repetidamente que se opõem às tarifas, argumentando que elas são economicamente contraproducentes.
A pausa terá vigorado por apenas 53 dias se for retirada em 1º de junho.
O chefe comercial da UE, Maros Sefcovic, disse recentemente ao Parlamento Europeu que a união prefere chegar a um acordo.
“Agora precisamos que os EUA demonstrem sua disposição de avançar rumo a uma solução justa e equilibrada”, disse ele. Mais tarde, acrescentou: “Não nos sentimos fracos. Não nos sentimos sob pressão indevida para aceitar um acordo, o que não seria justo para nós.”
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse em Genebra, após o discurso de Sefcovic, que a Suíça e a Grã-Bretanha haviam saltado para a frente da fila para um acordo comercial com os Estados Unidos e que a União Europeia estava se movendo "muito mais devagar".
O anúncio de Trump na sexta-feira "é uma grande escalada das tensões comerciais", disse Holger Schmieding, economista-chefe da Berenberg.
A Reuters contribuiu para esta reportagem.
__________________________________
https://www.theepochtimes.com/us/trump-says-50-percent-tariff-will-be-imposed-on-european-union-on-june-1-post-5862442?utm_source=RTNews&src_src=RTNews&utm_campaign=rtbreaking-2025-05-23-1&src_cmp=rtbreaking-2025-05-23-1&utm_medium=email&est=HJUG6dQdVtZbRDI%2BXYlCi6mSTaEpimTzo1UGTDnGRZlT0WTcfxTl%2BFcVSwGERExLhJrf