Trump pede ao Suprema Corte que impeça Merchan
Trump recorreu ao Truth Social para abordar os motivos de sua preocupação enquanto concorria à presidência, pedindo a intervenção da Suprema Corte.
RSBN
Dillon Burroughs - 14 AGO, 2024
O presidente Donald Trump criticou a decisão do juiz Juan Merchan de manter uma ordem de silêncio contra ele após uma terceira tentativa de remover o juiz de seu caso de silenciamento em Nova York.
Trump recorreu ao Truth Social para abordar os motivos de sua preocupação enquanto concorria à presidência, pedindo a intervenção da Suprema Corte.
“O Juiz Merchant acaba de decidir que eu, o candidato republicano à Presidência, e liderando nas Pesquisas, ainda estou sob uma Ordem de Silêncio SOBRE COISAS MUITO IMPORTANTES QUE DEVEM SER TRAZIDAS À LUZ. NÃO TENHO PERMISSÃO PARA RESPONDER A PERGUNTAS DE REPÓRTERES”, ele escreveu.
“Você acredita nisso? Os tribunais de Nova York se recusam a agir. Isso está acontecendo bem antes do início da votação em 6 de setembro ”, ele continuou.
Trump se referiu às decisões em andamento contra ele em Nova York como “interferência do eleitor”.
“Supressão e manipulação do voto. Interferência do eleitor. Essa é a verdadeira 'coisa' fascista, a velha União Soviética! Tanto a dizer, e não tenho permissão para dizer. Preciso envolver a Suprema Corte dos EUA. Nova York está tentando roubar a eleição!”, concluiu.
A decisão de Merchan determinou que a recusa “não era necessária”.
“Este Tribunal agora reitera pela terceira vez, o que já deveria estar claro — insinuações e caracterizações errôneas não criam um conflito”, escreveu Merchan . “A recusa, portanto, não é necessária, muito menos exigida.”
Merchan também criticou os advogados de Trump por continuarem contestando a ordem de silêncio limitada do caso, que foi confirmada por um tribunal de apelações de nível médio em Nova York no início de agosto.
“Portanto, é difícil racionalizar como o advogado de defesa pode, de boa-fé, alegar que a Ordem é inconstitucional”, escreveu Merchan.
Trump foi considerado culpado de 34 acusações de falsificação de registros comerciais relacionados ao chamado "dinheiro para silenciar" pago a Stormy Daniels em 2016. Trump se declarou inocente de todas as acusações e nega qualquer irregularidade.
A sentença está marcada para o mês que vem, poucas semanas antes dos eleitores irem às urnas para escolher o próximo presidente.
O porta-voz da campanha de Trump, Steven Chueng, criticou a decisão, dizendo que Merchan “deveria ter se recusado a participar deste caso há muito tempo”.
Ele acrescentou: “Toda a Caça às Bruxas foi podre desde o início e agora deve ser descartada completamente como a farsa partidária que é”.