Trump: Postagem de Comey '8647' 'significava assassinato'
NEWSMAX - Sandy Fitzgerald - 16 MAIO, 2025
O ex-diretor do FBI James Comey estava "pedindo o assassinato do presidente" com uma postagem no Instagram, agora removida, mostrando conchas em uma praia dispostas para formar os números "8647", insistiu o presidente Donald Trump em uma entrevista na sexta-feira.
"Ele sabia exatamente o que isso significava", disse Trump na entrevista à Fox News e se referiu a Comey como um "policial corrupto".
"Uma criança sabe o que isso significou", disse Trump. "Se você é o diretor do FBI e não sabe o que isso significou, significou assassinato. E isso diz alto e claro."
Comey, que Trump demitiu durante seu primeiro governo em 2017, postou a foto em sua página na quinta-feira acompanhada da frase "formação de concha legal na minha caminhada na praia", relata a ABC News .
O número "86" é uma gíria que significa "jogar fora", "livrar-se de" ou "recusar serviço a", mas também ficou conhecido como "matar", de acordo com o Merriam-Webster.
A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, disse na quinta-feira que a polícia federal está investigando a postagem, que ela e outros republicanos dizem ser um apelo à violência contra Trump .
O diretor do FBI, Kash Patel, prometeu apoiar os esforços de Noem, e o diretor de Inteligência Nacional, Tulsi Gabbard, pediu que Comey fosse colocado "atrás das grades" pelo cargo.
"Qualquer outra pessoa com uma posição de influência como a dele, pessoas que levam muito a sério o quão importante ele é, sua experiência e o que a mídia de propaganda o transformou, estou muito preocupada com a vida do presidente", disse ela em uma entrevista.
Trump insistiu na sexta-feira que Comey "não era muito competente", mas ele ainda é "competente o suficiente para saber o que isso significava".
"Ele fez isso por um motivo", disse Trump. "Ele foi tão duramente atingido porque pessoas como eu gostam do que está acontecendo com o nosso país. Nosso país voltou a ser respeitado e tudo mais. E ele está pedindo o assassinato do presidente."
Ele cedeu à Procuradora-Geral Pam Bondi sobre o assunto e disse que não "quer tomar posição sobre o assunto porque isso caberá a Pam e a todas as pessoas importantes. Mas direi uma coisa: acho isso uma coisa terrível. E quando você adiciona o histórico dele a isso, se ele tinha um histórico limpo, ele não tem."
Trump passou a criticar Comey, que o criticou com frequência no passado e apoiou as campanhas presidenciais da ex-vice-presidente Kamala Harris e do ex-presidente Joe Biden, chamando-o de "policial corrupto".
"Se ele tivesse um histórico limpo, eu entenderia se houvesse clemência, mas vou deixar que eles tomem essa decisão", disse Trump.
Comey, após remover a publicação, disse no Instagram que "publicou mais cedo uma foto de algumas conchas que vi hoje em uma caminhada na praia, que presumi ser uma mensagem política. Não sabia que algumas pessoas associam esses números à violência. Nunca me ocorreu, mas sou contra qualquer tipo de violência, então removi a publicação."
Trump disse que Comey "pediu desculpas porque foi atingido".
Sandy Fitzgerald tem mais de três décadas de experiência em jornalismo e atua como redatora de tarefas gerais para a Newsmax, cobrindo notícias, mídia e política.