Trump pressiona Egito e Jordânia a acolher moradores de Gaza
O presidente Trump chama a Faixa de Gaza de "uma verdadeira bagunça" e espera encontrar um estado árabe que acolha 1,5 milhão de moradores de Gaza durante a reconstrução de Gaza.
Equipe do World Israel News - 26 JAN, 2025
O presidente Donald Trump está pressionando Cairo e Amã para acolher um grande número de refugiados da Faixa de Gaza, sugerindo que a mudança pode ser temporária ou permanente.
Falando com repórteres a bordo do Força Aérea Um no sábado, o presidente chamou o enclave costeiro devastado pela guerra de "uma verdadeira bagunça" e disse que esperava que a Jordânia e o Egito acolhessem a maior parte da população de 2,2 milhões de pessoas da Faixa de Gaza.
Ao discutir seu telefonema com o rei jordaniano Abdullah II no sábado, Trump disse que espera que o monarca “leve pessoas” para seu reino.
“Eu disse a ele 'Eu adoraria que você assumisse mais porque estou olhando para toda a Faixa de Gaza agora e é uma bagunça, é uma bagunça de verdade'. Eu gostaria que ele assumisse pessoas.”
Trump também fez alusão à sua próxima ligação com o presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi, marcada para domingo, dizendo que tem uma mensagem semelhante para o Cairo, com a esperança de garantir refúgio para cerca de 1,5 milhão de habitantes de Gaza.
Nenhum acordo de reféns antes da posse de Trump - relatório
“Gostaria que o Egito levasse pessoas”, disse Trump aos repórteres. “Você está falando de um milhão e meio de pessoas, e nós simplesmente limpamos tudo e dizemos: 'Você sabe que acabou.'”
“Algo tem que acontecer. É literalmente um local de demolição, quase tudo está demolido e as pessoas estão morrendo lá, então eu prefiro me envolver com algumas das nações árabes e construir moradias em um local diferente onde elas possam talvez viver em paz para variar”, Trump continuou.
Trump acrescentou que esperava ver os estados árabes ativamente envolvidos no fornecimento de uma solução para os habitantes de Gaza, para que eles “pudessem viver em paz, para variar”.
Quando perguntado pelos repórteres se ele esperava que a Jordânia e o Egito abrigassem os refugiados temporariamente ou a longo prazo, Trump disse que "poderia ser qualquer um".
“Pode ser temporário ou de longo prazo”, disse Trump.
Na semana passada, a NBC News informou que o governo Trump está considerando planos para encorajar um terceiro estado, possivelmente a Indonésia, a acolher temporariamente um grande número de moradores de Gaza durante a reconstrução de Gaza.