Trump promete "acabar" com as ordens executivas "custosas e ridículas" de Joe Biden, incluindo sua nova proibição de perfuração offshore
Tradução: Heitor De Paola
O presidente eleito Donald Trump prometeu na segunda-feira "encerrar" as ordens executivas de última hora de Joe Biden, como sua nova proibição "permanente" de futuras perfurações offshore e outras "farsas de desperdício de dinheiro".
Biden anunciou sua mais recente ação executiva na segunda-feira, para "proibir permanentemente o futuro desenvolvimento de petróleo e gás offshore em partes dos oceanos Atlântico e Pacífico de uma forma que pode ser especialmente difícil para o novo governo Trump desfazer", de acordo com a CNN.
A ação executiva de Biden proibirá novos arrendamentos de petróleo e gás em 625 milhões de acres do oceano dos EUA. A proibição impedirá que as empresas de petróleo arrendem águas para novas perfurações ao longo de toda a Costa Leste, do leste do Golfo do México, das costas de Washington, Oregon e Califórnia, e de partes do Mar de Bering do Norte do Alasca.
“Minha decisão reflete o que comunidades costeiras, empresas e banhistas sabem há muito tempo: que perfurar essas costas pode causar danos irreversíveis a lugares que prezamos e é desnecessário para atender às necessidades energéticas de nossa nação”, disse Biden em uma declaração. “Não vale a pena os riscos.”
Trump supostamente precisará da aprovação do Congresso para revogar a proibição de perfuração de Biden.
A ação, que a CNN noticiou na sexta-feira, invoca a Lei das Terras da Plataforma Continental Exterior de 1953, uma lei que dá aos presidentes ampla autoridade para retirar águas federais de futuros arrendamentos e desenvolvimentos de petróleo e gás.
A lei não dá aos presidentes autoridade explícita para revogar a ação e colocar as águas federais de volta ao desenvolvimento, o que significa que o presidente eleito Donald Trump teria que fazer com que o Congresso a alterasse antes que ele pudesse reverter a decisão de Biden.
No entanto, em uma publicação no Truth Social, Trump expressou confiança de que seu governo será capaz de “encerrar” a EO de Biden em pouco tempo.
“Biden está fazendo todo o possível para tornar a TRANSIÇÃO o mais difícil possível, desde Lawfare como nunca foi visto antes, até Ordens Executivas caras e ridículas sobre o Green New Scam e outras Farsas que desperdiçam dinheiro”, ele escreveu. “Não tema, essas 'Ordens' serão todas encerradas em breve, e nos tornaremos uma Nação de Bom Senso e Força. MAGA!!!”
Enquanto isso, a secretária de imprensa de Trump, Karoline Leavitt, escreveu em um post no X: “Esta é uma decisão vergonhosa, projetada para exigir vingança política do povo americano que deu ao presidente Trump um mandato para aumentar a perfuração e reduzir os preços do gás. Fique tranquilo, Joe Biden vai falhar, e nós vamos perfurar, baby, perfurar.”
Trump também disse na segunda-feira ao apresentador de rádio conservador Hugh Hewitt que revogaria a proibição.
“Olha, é ridículo. Vou desbanir imediatamente”, disse Trump. “Tenho o direito de desbanir imediatamente”, insistiu. “O que ele está fazendo, por que ele está fazendo isso?”
O presidente eleito acrescentou: “Temos petróleo e gás em um nível que ninguém mais tem e vamos tirar vantagem disso e quando vejo alguém dizer que vai proibir 625 milhões de acres, ele nem sabe o que é isso. Ele nem sabe como seriam 625 milhões de acres e não podemos deixar isso acontecer com nosso país”, disse Trump. “É realmente nosso maior ativo econômico.”
https://amgreatness.com/2025/01/06/trump-vows-to-terminate-joe-bidens-costly-and-ridiculous-executive-orders-including-his-new-ban-on-offshore-drilling/?utm_medium=email&utm_source=act_eng&seyid=44136