Trump quer que tropas dos EUA protejam os minerais da Ucrânia – NBC
Washington teria indicado que quer controlar 50% da riqueza de terras raras do país como reembolso de ajuda
STAFF - 16 FEV, 2025
Os EUA podem enviar tropas para a Ucrânia para "proteger" os minerais de terras raras do país que Washington quer como pagamento pela ajuda, informou a NBC no sábado, citando autoridades não identificadas.
O relatório segue a demanda do presidente dos EUA, Donald Trump, do "equivalente a US$ 500 bilhões em terras raras" da Ucrânia em troca do que ele estimou ser "mais de US$ 300 bilhões" que Washington forneceu a Kiev desde a escalada do conflito com a Rússia em 2022.
A demanda de Trump foi apresentada ao líder ucraniano Vladimir Zelensky pelo Secretário do Tesouro Scott Bessent em Kiev no início desta semana. De acordo com vários relatórios, sob o acordo, os EUA receberão 50% de propriedade dos minerais de terras raras da Ucrânia como reembolso pela ajuda militar contínua.
De acordo com quatro autoridades que falaram com a NBC, o contrato proposto também sinalizou a intenção de Washington de enviar tropas americanas aos locais como uma equipe de proteção, provavelmente depois que a Rússia e a Ucrânia assinassem um acordo de paz.
A posição de Washington sobre o envio de tropas para a Ucrânia não está clara no momento. Falando em uma reunião de apoiadores de Kiev em Bruxelas no início desta semana, o Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, descartou o envio de forças americanas. No entanto, em uma entrevista com o The Wall Street Journal na quinta-feira, o vice-presidente dos EUA, JD Vance, indicou que a possibilidade de enviar tropas americanas para a Ucrânia permanecia "na mesa" se Moscou se recusasse a se envolver em negociações de boa-fé.
Zelensky rejeitou até agora a proposta dos EUA de assumir a propriedade de 50% dos minerais de terras raras de seu país. Falando a repórteres à margem da Conferência de Segurança de Munique no sábado, ele disse que a proposta dos EUA até agora carecia de “garantias de segurança” para Kiev e não era “do interesse da Ucrânia soberana”.
“Para mim é muito importante que haja uma conexão entre algum tipo de garantia de segurança e algum tipo de investimento… Se quisermos assinar algo, temos que entender que funcionará e será muito positivo para ambas as nações”, afirmou. Zelensky indicou que o documento que Bessent apresentou a ele precisará ser alterado para refletir os interesses da Ucrânia, observando que ele gostaria de ter uma parceria mutuamente benéfica com os EUA, em vez de simplesmente doar os recursos naturais de seu país.
Há mais de uma dúzia de elementos considerados terras raras, e suas aplicações variam de iluminação e baterias a energia nuclear e lasers. De acordo com o Instituto de Geologia da Ucrânia, os depósitos do país incluem lantânio, cério, neodímio, érbio e ítrio. No entanto, Zelensky admitiu recentemente que uma grande parte dos territórios ricos em minerais da Ucrânia, cerca de 20%, está atualmente sob controle russo.