Trump sugere mudança de postura sobre imigração devido ao impacto sobre os agricultores: 'Mudanças estão chegando'
THE WESTERN JOURNAL - Bryan Chai - 12 Junho, 2025

Uma das principais plataformas de campanha do presidente Donald Trump — em todas as três eleições gerais em que esteve envolvido, aliás — foi uma postura linha-dura contra a imigração ilegal.
Embora ele possa ter ficado um pouco frustrado nesse aspecto durante seu primeiro mandato, o segundo mandato de Trump viu o presidente colocar em prática o que prega, com amplo fortalecimento de agências como o Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA e o Departamento de Segurança Interna .
Na verdade, o segundo mandato de Trump viu uma reforma imigratória tão abrangente que literalmente desencadeou cidades santuários inteiras, como Los Angeles, que estão no meio de protestos anti-ICE.
No entanto, em meio a todo esse caos, será possível que o presidente tenha repentinamente suavizado sua posição — ainda que apenas um pouco — sobre a imigração ilegal?
Uma postagem recente do presidente no Truth Social certamente parece sugerir que esse é o caso:
“Nossos grandes fazendeiros e pessoas no ramo de hotelaria e lazer têm afirmado que nossa política muito agressiva de imigração está tirando deles trabalhadores muito bons e antigos, com esses empregos sendo quase impossíveis de substituir”, postou Trump na quinta-feira.
O presidente então elaborou sobre uma questão secundária que isso estava criando: “Em muitos casos, os criminosos autorizados a entrar em nosso país pela política MUITO estúpida de fronteiras abertas de Biden estão se candidatando a esses empregos. Isso não é bom. Precisamos proteger nossos agricultores, mas tirar os CRIMINOSOS DOS EUA.”
“Mudanças estão chegando!”
Críticos e apoiadores de Trump se aproveitaram dessa aparente mudança de opinião.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom — que está envolvido em uma guerra de palavras com o presidente sobre os distúrbios em Los Angeles — sem surpresas deu uma volta olímpica (Newsom argumenta que o envio da Guarda Nacional e dos Fuzileiros Navais por Trump aumentou as tensões na Califórnia) após a postagem de Trump.
"Acontece que expulsar pessoas trabalhadoras de fazendas e ranchos e sequestrar mulheres e crianças das ruas não é uma boa política", comentou Newsom ironicamente, sem abordar o elemento criminoso que provocou uma resposta federal em primeiro lugar.
(Também parece haver um pouco de exagero por parte de Newsom, já que não há evidências de que o governo Trump esteja "sequestrando mulheres e crianças das ruas".)
Talvez ainda menos surpreendente do que a provocação de Newsom foi a demonstração de fúria dos conservadores, que ainda mantêm a mesma postura linha-dura sobre imigração.
Matt Walsh, do Daily Wire, é um desses conservadores furiosos:
“Empregadores que conscientemente dependem de mão de obra de imigrantes ilegais deveriam estar presos”, postou Walsh para o X. “Em vez disso, vamos recuar na fiscalização da imigração por causa deles? De jeito nenhum. Não podemos tolerar isso.”
“'Americanos não farão esses trabalhos!'”, continuou Walsh em um prosseguimento. “Besteira. Eles não serão sua mão de obra escrava. Essa é a questão aqui. Há muitos americanos capazes e dispostos a trabalhar em uma fazenda.
“Eles simplesmente não farão isso por 50 centavos de dólar por hora ou qualquer coisa que você esteja pagando ao seu exército de ilegais que não falam inglês.”