Trump sugere 'possível' entrada dos EUA na guerra em meio à intensificação dos ataques israelenses contra Teerã durante o dia
ZERO HEDGE - Tyler Durden - 16 junho, 2025
Depois de relatos generalizados de sábado terem dito que Israel solicitou assistência militar direta dos EUA para atacar instalações nucleares iranianas, o presidente Trump, em novos comentários à ABC News, começou a mudar um pouco o tom da Casa Branca, já que agora diz que é "possível" que os EUA "se envolvam" no conflito Israel-Irã.
Ele disse a Rachel Scott, da ABC, que "é possível que nos envolvamos" — no entanto, enfatizou que os militares americanos "não estão envolvidos neste momento" no conflito . Ele passou a pedir uma resolução pacífica, afirmando que os EUA estariam "abertos" à mediação do presidente russo, Vladimir Putin. "Ele está pronto. Ele me ligou para falar sobre isso. Tivemos uma longa conversa sobre isso", disse Trump. É claro que ele fez campanha contra o início de novas guerras e disse que esses grandes conflitos não teriam acontecido se ele fosse presidente.
Fontes regionais relatam neste domingo o maior número de ataques observados à luz do dia em Teerã . O exército israelense afirma que mais de 80 alvos foram atingidos durante a noite e prometeu "caçar" lançadores de mísseis balísticos no oeste do Irã. Radares e baterias de defesa antiaérea também foram atingidos "como parte da superioridade aérea das Forças de Defesa de Israel (IDF) no espaço aéreo iraniano".
A capital densamente povoada, com cerca de 15 milhões de habitantes, viu centenas de milhares de pessoas deixarem a cidade em busca de segurança .
Pelo menos três áreas diferentes de Teerã foram fortemente atacadas nesta última onda, incluindo Niavaran ao norte e as praças Valiasr e Hafte Tir no centro da cidade.
O presidente Trump se tornou um pouco mais vocal, tardiamente, após um dia inicial de silêncio após o início da guerra:
Abaixo está uma lista parcial dos ataques israelenses contra Teerã hoje até agora:
Ministério do Petróleo
Ministério da Inteligência
Quartel-General da Polícia
Quartel-General de Inteligência do IRGC
Suprema Corte
Fortes raios de sol atingem Teerã após a força aérea israelense reivindicar superioridade aérea total:
As autoridades de emergência do Irã anunciaram a abertura de estações de metrô e mesquitas para servirem como abrigos antibombas para o público a partir de domingo à noite.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) emitiram uma mensagem em persa direcionada aos civis iranianos, dizendo o seguinte: "Todos os indivíduos atualmente presentes ou que se espera que estejam presentes dentro ou ao redor das instalações de fabricação de armas militares e suas instituições de apoio devem evacuar imediatamente essas áreas e não retornar até novo aviso", disse.
Principais locais de petróleo continuaram a ser alvo de grandes ataques aéreos israelenses...
Não houve nenhuma atualização do número de mortos desde que o embaixador do Irã na ONU anunciou que 78 pessoas foram mortas e mais de 320 ficaram feridas desde o início dos ataques na manhã de sexta-feira.
Quanto a Israel, o número crescente de vítimas inclui pelo menos onze mortos e 200 feridos após ataques noturnos, que destruíram bairros inteiros em Tel Aviv e dizimaram um edifício residencial alto.
As coisas em Teerã foram de mal a pior em meio a indícios de falhas na infraestrutura cívica em vários lugares:
Além disso, uma campanha de assassinatos continua em andamento, por meio de ataques aéreos direcionados, mas também de aparente sabotagem com recursos de inteligência em terra, como relatos de carros-bomba em Teerã. De acordo com o Times of Israel :
Pelo menos 14 cientistas nucleares iranianos foram mortos em ataques israelenses desde sexta-feira, incluindo carros-bomba, dizem duas fontes no Golfo.
Os nomes de nove cientistas foram publicados pela IDF ontem , e ela disse que muitos deles eram sucessores de Mohsen Fakhrizadeh, o "pai do projeto nuclear iraniano", que foi supostamente assassinado por Israel em 2020.
Mas, durante a noite, o Irã conseguiu muitos ataques devastadores após lançar ondas de mísseis balísticos - e alguns relatos dizem até hipersônicos - contra Israel.
Em um caso notável, um prédio residencial na cidade israelense de Bat Yam foi severamente danificado por um ataque iraniano. Pelo menos seis pessoas morreram naquele único ataque, e outras sete ficaram presas sob os escombros, em meio às difíceis operações de resgate em andamento .
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, recentemente retornado da Grécia, visitou a área do ataque em Bat Yam. Vídeos da cena mostram que toda a rua está em escombros e que as equipes ainda procuram por sobreviventes.
O perigo é que ambos os lados estejam claramente usando todo o seu poder de fogo em áreas civis, e alguns relatos dizem que o Irã agora está atacando o próprio bairro residencial de Netanyahu.
Neste ponto, as negociações nucleares entre os EUA e o Irã definitivamente parecem desfeitas, embora Trump ainda esteja tentando usar os ataques para instar o Irã a fechar um acordo rapidamente antes que seja ainda mais destruído.