Trump's Busy Day 1
O presidente Donald Trump começou a trabalhar imediatamente no primeiro dia, assinando uma série de ações executivas para promover mudanças radicais na política federal.
Notavelmente, ele concedeu perdão total a quase todos os réus de 6 de janeiro e comutou as sentenças de 14. Trump assinou ordens para revogar dezenas de ações executivas do ex-presidente Joe Biden, melhorar a segurança nas fronteiras e reprimir a imigração ilegal, aumentar a produção de energia, definir gênero federalmente e dar à plataforma de mídia social TikTok 75 dias para encontrar um comprador nos EUA antes de ceder a uma proibição federal.
Embora muitas das ordens do presidente provavelmente sejam contestadas no tribunal, incluindo uma que encerra a cidadania por direito de nascença, outras são mais simbólicas. No geral, as políticas demonstram uma clara ruptura com a era Biden e, em muitas, retornos à primeira administração Trump. Aqui estão algumas das ordens que Trump assinou em seu primeiro dia como 47º presidente. Para uma visão geral detalhada das principais ações executivas, leia aqui.
Imigração e Fronteira
Uma proclamação declarando que “uma invasão está em andamento na fronteira sul”, garantindo a proteção dos estados contra tal invasão e invocando poderes executivos relacionados ao aumento da imigração ilegal.
Uma ordem executiva intitulada “Protegendo o povo americano contra a invasão”, em resposta à “admissão sem precedentes de estrangeiros ilegais” na fronteira sul.
Ordenar a proteção da fronteira sul por vários métodos, incluindo a construção de um muro na fronteira e o fim do aplicativo CBP One.
Uma declaração de emergência nacional na fronteira EUA-México.
Um realinhamento do Programa de Admissão de Refugiados dos EUA “para melhor se alinhar aos princípios e interesses americanos”.
Uma ordem executiva que põe fim à cidadania por direito de nascença.
Restauração da pena de morte para o assassinato de agentes federais ou policiais.
Declarar cartéis como organizações terroristas.
Proteções contra terroristas estrangeiros e outras ameaças à segurança nacional e pública relacionadas à fronteira sul.
Trabalhadores Federais
Uma ordem para reformar a contratação no governo federal com base no mérito.
Uma mudança na política para facilitar a demissão de funcionários com baixo desempenho na força de trabalho federal.
Uma ordem para responsabilizar ex-funcionários do governo por interferência eleitoral e divulgação ilegal de informações confidenciais, referindo-se aos funcionários de segurança nacional que assinaram uma carta sugerindo que o laptop de Hunter Biden continha desinformação russa.
Um memorando para garantir que altos funcionários do serviço executivo de carreira do governo federal implementem a agenda do presidente ou serão removidos.
Um congelamento regulatório para impedir que burocratas emitam mais regulamentações até que a administração tenha controle total do governo.
Um congelamento das contratações federais , exceto para os militares e outras categorias isentas, até que a nova administração assuma o controle e os objetivos do governo sejam compreendidos.
Uma exigência para que todos os funcionários federais retornem ao trabalho presencial em tempo integral imediatamente.
Gênero e DEI
Uma política federal que define masculino e feminino como os únicos dois gêneros.
Uma ordem executiva que encerra programas e políticas de diversidade, equidade e inclusão (DEI) no governo federal.
Energia e Meio Ambiente
Uma ordem executiva para maximizar o desenvolvimento e a produção de recursos naturais no Alasca para tornar o estado um reservatório de recursos para a nação e aumentar a extração de combustíveis fósseis.
A declaração de uma emergência energética nacional .
Uma ordem que libera a produção de energia, facilitando os processos de licenciamento e outros sistemas regulatórios para garantir uma produção de energia eficiente.
Um memorando para melhorar o acesso à água no sul da Califórnia , direcionando “mais água do Delta Sacramento-San Joaquin para outras partes do estado” para uso na mitigação de incêndios florestais.
Uma retirada temporária de todos os arrendamentos de energia eólica offshore e uma ordem para revisar as práticas governamentais de arrendamento e licenciamento para projetos de energia eólica.
Uma retirada oficial do Acordo Climático de Paris, que a equipe de Trump disse que economizaria US$ 1 trilhão aos Estados Unidos.
Um aviso formal a ser enviado às Nações Unidas dizendo que os Estados Unidos colocarão “América em Primeiro Lugar” em acordos ambientais internacionais, incluindo o Acordo Climático de Paris, ao mesmo tempo em que orienta o governo federal a fazer o mesmo.
Segurança Militar e Nacional
Uma ordem para reavaliar e realinhar a ajuda externa dos EUA.
Uma ordem solicitando ao Departamento de Defesa que elabore planos para proteger a integridade territorial e a soberania dos Estados Unidos, visando o tráfico de drogas, o tráfico de pessoas, a imigração ilegal e outras atividades criminosas.
Um memorando para conceder imediatamente uma autorização de segurança provisória de 6 meses a certos funcionários contratados pelo governo Trump para que eles possam acessar a Casa Branca, independentemente de um acúmulo de autorizações que Trump disse ter sido deixado pelo governo Biden.
Uma “ Diretiva de Política América em Primeiro Lugar ao Secretário de Estado” para defender os interesses centrados nos Estados Unidos na política externa.
Uma ordem que define “Organização do Conselho de Segurança Nacional e Subcomitês”.
Impostos e Tarifas
Criar uma “Política Comercial América Primeiro” que priorize trabalhadores e empresas americanas, ao mesmo tempo em que estabelece um “Serviço de Receita Externa (ERS) para coletar tarifas, taxas e outras receitas relacionadas ao comércio exterior”.
Um memorando declarando que o Acordo Tributário Global da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) não tem força ou efeito nos Estados Unidos.
Mudanças no Governo Federal
Criação de uma comissão consultiva presidencial chamada Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).
A anulação de 78 ações executivas, ordens executivas e memorandos presidenciais do ex-presidente Joe Biden.
Uma diretiva para cada departamento e agência do governo federal para abordar a crise do custo de vida.
Uma diretiva governamental para impedir a censura governamental contra a liberdade de expressão.
Uma diretiva para o governo federal acabar com a “militarização do governo” contra “os adversários políticos da administração anterior”.
Outras Ações Executivas
Dando à plataforma de mídia social TikTok 75 dias para encontrar um comprador nos EUA antes de enfrentar uma proibição federal.
Um perdão total para cerca de 1.500 réus de 6 de janeiro e 14 comutações para prisioneiros.
A saída dos Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde (OMS), depois que Trump o fez anteriormente em 2020.
Uma proclamação do Dia de Martin Luther King Jr.
Um memorando “Promovendo a Bela Arquitetura Cívica Federal”.
Uma ordem executiva restaurando o nome Monte McKinley depois que o presidente Barack Obama o renomeou como Monte Denali em 2015, e alterando o nome do Golfo do México para Golfo da América.
Copyright © 2025 The Epoch Times, Todos os direitos reservados.
The Epoch Times, 229 W 28th St, Fl.5, Nova York, NY 10001
https://lists.theepochtimes.com/archive/XJBmlY1Ol/usJwMxGAB/rxb9M9YmPk