Tucker Carlson aventa a teoria de que a Ucrânia explodiu barragem em seu primeiro show no Twitter
A barragem da usina hidrelétrica de Kakhovka foi destruída na manhã de terça-feira, liberando pelo menos 150 toneladas de óleo de máquina no rio Dnieper.
NEWSWEEK
KAITLIN LEWIS - 6 JUNHO, 2023 - TRADUZIDO POR GOOGLE
ORIGINAL, IMAGENS E LINKS >
https://www.newsweek.com/tucker-carlson-floats-theory-ukraine-blew-dam-his-first-twitter-show-1804889
No primeiro episódio de seu novo programa online desde que foi dispensado da Fox News, Tucker Carlson lançou uma teoria de que a Ucrânia pode ter sido responsável pela explosão de uma barragem da era soviética na região de Kherson, no sul da Ucrânia.
A barragem da usina hidrelétrica de Kakhovka foi destruída na manhã de terça-feira, liberando pelo menos 150 toneladas de óleo de máquina no rio Dnieper. Kiev culpou Moscou pelo "ataque terrorista", mas o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Ucrânia atingiu a represa em uma tentativa de afetar o abastecimento de água da Crimeia
.
Carlson, que foi afastado de seu horário nobre na Fox News em 24 de abril, ofereceu sua opinião sobre quem estava por trás da explosão da barragem de Kakhovka em um vídeo compartilhado no Twitter na noite de terça-feira. O ex-apresentador do Tucker Carlson Tonight prometeu anteriormente relançar seu programa no Twitter, divulgando-o como uma das poucas "plataformas restantes que permitem a liberdade de expressão".
A barragem de Kakhovka era efetivamente russa”, disse Carlson logo após a introdução de seu vídeo. “Foi construída pelo governo russo. Atualmente fica em território controlado pela Rússia. O reservatório da barragem fornece água para a Crimeia, que tem sido o lar da Frota Russa do Mar Negro nos últimos 240 anos."
"Explodir a represa pode ser ruim para a Ucrânia, mas prejudica mais a Rússia e, precisamente por essa razão, o governo ucraniano considerou destruí-la", continuou Carlson, citando uma reportagem de dezembro do The Washington Post na qual um general ucraniano falou sobre usando lançadores HIMARS fabricados nos EUA para "testar o ataque" na barragem de Kakhovka.
EM BREVE MEU NOVO LIVRO NA PHVOX:
RUMO AO GOVERNO MUNDIAL TOTALITÁRIO
- AS GRANDES FUNDAÇÕES, OS COMUNISTAS, FABIANOS E NAZISTAS -
"Então, realmente, uma vez que os fatos começam a chegar, torna-se muito menos misterioso o que pode ter acontecido com a represa, e uma pessoa justa concluiria que os ucranianos provavelmente a explodiram, assim como você presumiria que eles explodiram o Nord Stream. , o gasoduto russo no outono passado", continuou Carlson. "E, de fato, os ucranianos fizeram isso, como sabemos agora."
Moscou anteriormente culpou o Ocidente pelo ataque ao oleoduto Nord Stream, uma alegação que a Casa Branca chamou de "totalmente falsa e completa ficção". Em maio, no entanto, a inteligência dos EUA sugeriu que um grupo pró-ucraniano havia realizado o ataque, mas não encontrou nenhuma evidência de envolvimento do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky ou de outros funcionários do governo ucraniano, informou o The New York Times.
Não está imediatamente claro quem é o responsável pela destruição da barragem de Kakhovka, e tanto a Rússia quanto a Ucrânia não ofereceram provas depois de se culparem rapidamente. A destruição levantou preocupações sobre a usina nuclear em Zaporizhzhia, embora a empresa estatal de energia nuclear da Ucrânia Energoatom tenha dito em um comunicado no Telegram que a situação por enquanto está sob controle. A explosão também causou uma grande inundação na cidade de Kakhovka e devastou o zoológico da cidade, matando mais de 300 animais, apesar das tentativas de resgate.
Mas Carlson dobrou sua teoria na terça-feira, apontando o dedo para a mídia americana, que "não perdeu tempo esta manhã acusando os russos de sabotar sua própria infraestrutura". Grande parte de sua transmissão no Twitter foi gasta atacando organizações de notícias por sempre assumirem que o presidente russo, Vladimir Putin, é "mau", e Carlson, em vez disso, lançou ataques a Zelensky, descrevendo-o como um "oligarca suado e parecido com um rato que se tornou um comediante" que é um " perseguidor dos cristãos" e "amigo de Blackrock".
"Mas não acredite em seus próprios olhos", Carlson continuou sarcasticamente. "Na verdade, o Sr. Zelensky é um homem muito bom. O melhor realmente, como George W. Bush uma vez observou, ele é o Winston Churchill de nossa geração. De todas as pessoas no mundo, nosso amigo ucraniano astuto e de olhos mortos no agasalho é excepcionalmente incapaz de explodir uma represa."
Todo o episódio de Carlson em sua transmissão no Twitter dura pouco mais de 10 minutos e, no momento da publicação, tinha mais de 10,5 milhões de visualizações.
O ex-apresentador do horário nobre foi repetidamente acusado de expressar opiniões pró-Kremlin desde que a Rússia invadiu a Ucrânia pela primeira vez em fevereiro de 2022. Carlson foi descrito por meios de comunicação amigáveis ao Kremlin em abril como uma "voz da razão" na grande mídia dos EUA e até foi convidado por um âncora no canal Russia 1 para "venha se juntar a nós" depois que ele foi deposto pela Fox News.
A Newsweek entrou em contato com a assessoria de imprensa de Zelensky por e-mail para comentar.