Turquia: Erdoğan Sofre um Revés Histórico em Eleições Cruciais para Prefeito à Medida que o Partido Secular Cresce em Popularidade
Erdogan tem ambições de um Império Otomano revivido, ou seja um califado islâmico global
CHRISTINE DOUGLASS-WILLIAMS - 1 ABR, 2024
O supremacista islâmico e despótico presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, sofreu o que está a ser descrito como a “pior derrota eleitoral desde que chegou ao poder, há duas décadas”. O principal partido da oposição, o Partido Popular Republicano (CHP), é agora o partido líder da Turquia, “de acordo com os resultados preliminares das eleições locais da Turquia”, que tiveram lugar no domingo. Erdogan tem ambições de um Império Otomano revivido, ou seja. um califado islâmico global, com ele próprio como líder. A notícia é um golpe para ele pessoalmente, bem como para o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), no poder.
Evren Balta, professor de ciência política na Universidade Ozyegin da Turquia, afirma que a derrota tem implicações internacionais:
“Ganhar grandes cidades é mais um acordo para a oposição, mas também significa acesso a fundos estrangeiros, ter ligações transnacionais tanto com actores económicos como com actores políticos….Se você está governando uma grande cidade global, isso significa que você tem visibilidade no mundo. cenário internacional”.
O CHP viu a sua maior vitória em Istambul, “onde Erdoğan nasceu, cresceu e lançou a sua carreira política como presidente da Câmara em 1994, foi o principal campo de batalha para o presidente de 70 anos”.
A razão para a perda devastadora, de acordo com Selin Nasi, pesquisador visitante do Instituto Europeu da London School of Economics, são “fatores económicos” que “superaram a variedade de políticas de identidade de Erdoğan”. Erdoğan promove uma forte agenda islâmica e conseguiu, ao longo das décadas, minar drasticamente a influência dos kemalistas seculares sobre a política turca. Esperemos que a tendência vencedora do CHP continue.
“O AKP de Erdoğan sofre uma derrota histórica nas eleições da Turquia, sendo o partido líder do CHP após décadas”, Minuto Turco, 1 de Abril de 2024:
O Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), do presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, sofreu a sua pior derrota eleitoral desde que chegou ao poder, há duas décadas, enquanto o principal partido da oposição, o Partido Popular Republicano (CHP), emergiu como o principal partido do país depois de décadas, de acordo com o resultados preliminares das eleições locais na Turquia no domingo.
De acordo com a agência de notícias estatal Anadolu, com mais de 99,8 por cento dos votos contados, o CHP emergiu como o partido líder pela primeira vez em 47 anos, garantindo 37,7 por cento dos votos e mantendo o controlo das principais cidades e assegurando ganhos substanciais em outras regiões, enquanto o AKP, pela primeira vez em 22 anos, foi o segundo partido, obtendo apenas 35,4% dos votos.
Nas eleições locais anteriores, em 2019, a votação do AKP foi de 44,3 por cento, enquanto o apoio ao CHP foi de 30,1 por cento.
Ahmet Yener, presidente do Conselho Eleitoral Supremo (YSK), a principal autoridade eleitoral da Turquia, anunciou na segunda-feira que o CHP conquistou os municípios de 35 das 81 províncias da Turquia, incluindo 14 municípios metropolitanos como Istambul, Ancara e Izmir, enquanto o AKP conquistou 12 municípios metropolitanos e 12 outras províncias.
Os candidatos do AKP também venceram em 324 distritos, enquanto os candidatos do CHP venceram em 322 distritos, segundo Yener.
Istambul, uma cidade de 16 milhões de habitantes onde Erdoğan nasceu, cresceu e iniciou a sua carreira política como presidente da câmara em 1994, foi o principal campo de batalha para o presidente de 70 anos…