Ucrânia descobre fraude massiva de armas no valor de £ 32 milhões que roubou quase 100.000 cartuchos
Cinco militares e um fornecedor de armas estão supostamente envolvidos na conspiração que recebia pagamento pelas bombas, mas nunca as entregava
![The shells were paid for but never delivered to the military, Ukrainian officials said The shells were paid for but never delivered to the military, Ukrainian officials said](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fb5bdcb3d-98c4-40c8-8ffd-dab0d5d3f0d0_680x425.jpeg)
THE TELEGRAPH
Josh White 28 January 2024
Tradução: Heitor De Paola
A Ucrânia descobriu um enorme esquema de corrupção no valor de mais de 40 milhões de dólares (32 milhões de libras) que defraudou o país em fornecimentos militares vitais.
O SBU, o serviço de segurança da Ucrânia, disse no sábado que descobriu uma fraude na aquisição em massa envolvida na compra de quase 100.000 morteiros, o mais recente de uma série de casos de corrupção que perseguiram os militares de Kyiv.
A agência disse que uma investigação “expôs funcionários do Ministério da Defesa e gestores do fornecedor de armas Lviv Arsenal, que roubaram quase 1,5 mil milhões de hryvnias na compra de munições”.
A fraude, que foi confirmada pelo Ministério da Defesa da Ucrânia, envolve antigos e actuais altos funcionários do Ministério da Defesa e chefes de empresas afiliadas, disse a SDU.
Cinco indivíduos do ministério e do fornecedor de armas receberam “notificações de suspeita” – a primeira fase do processo judicial ucraniano – e um suspeito foi detido enquanto tentava atravessar a fronteira ucraniana.
A SDU disse que um contrato para os projéteis foi assinado com o Arsenal de Lviv em agosto de 2022 – seis meses após o início da guerra com a Rússia – e o pagamento foi feito antecipadamente, com alguns fundos transferidos para o exterior.
Mas a SDU disse que nunca foram fornecidas armas, tendo alguns fundos sido então transferidos para outras contas estrangeiras.
A luta para erradicar a corrupção endémica continua a ser uma questão importante, à medida que a Ucrânia pressiona a sua tentativa de garantir a adesão à União Europeia e manter o moral à medida que a guerra com a Rússia se aproxima do seu terceiro ano.
O Ministro da Defesa, Oleksii Reznikov, foi demitido em Setembro passado devido a vários casos de corrupção, apesar de gozar da sua reputação de representar a Ucrânia nas suas discussões com aliados ocidentais.
Embora não tenha sido alegado que ele tenha se envolvido pessoalmente em corrupção, vários casos atingiram os militares sob sua liderança, um por fornecer alimentos às tropas, outro por adquirir excessivamente roupas adequadas para as tropas.
https://www.telegraph.co.uk/world-news/2024/01/28/ukraine-fraud-arms-foreign-aid-shells-military/