Ucrânia e Rússia mantêm negociações de paz, mas não obtêm avanços após grandes ataques
Mehmet Guzel - Associated Press - 2 JUNHO, 2025

ISTAMBUL — Delegações da Rússia e da Ucrânia se reuniram na segunda-feira na Turquia para a segunda rodada de negociações diretas de paz em pouco mais de duas semanas, mas a discussão durou pouco mais de uma hora e não produziu nenhum progresso significativo para encerrar a guerra de três anos, disseram autoridades.
As negociações ocorreram um dia após uma série de ataques impressionantes de longo alcance de ambos os lados, com a Ucrânia lançando um ataque devastador de drones contra bases aéreas russas e a Rússia realizando seu maior ataque de drones da guerra contra a Ucrânia .
Na mesa de negociações, a Rússia apresentou um memorando estabelecendo os termos do Kremlin para o fim das hostilidades, disse a delegação ucraniana.
O Ministro da Defesa, Rustem Umerov, que liderou a delegação ucraniana, disse a repórteres que as autoridades de Kiev precisariam de uma semana para analisar o documento e decidir sobre uma resposta. A Ucrânia propôs novas negociações entre 20 e 30 de junho, disse ele.
Após as negociações, as agências de notícias estatais russas Tass e RIA Novosti publicaram o texto do memorando russo, que sugeria que a Ucrânia retirasse suas forças das quatro regiões que a Rússia anexou em setembro de 2022, mas nunca capturou totalmente, como condição para um cessar-fogo.
Como forma alternativa de alcançar uma trégua, o memorando pressiona a Ucrânia a interromper seus esforços de mobilização e congelar as entregas de armas ocidentais, condições sugeridas anteriormente pelo presidente russo, Vladimir Putin . O documento também sugere que a Ucrânia interrompa qualquer redistribuição de forças e proíba qualquer presença militar de terceiros países em seu território como condições para a cessação das hostilidades.
O documento russo propõe ainda que a Ucrânia ponha fim à lei marcial e realize eleições, após as quais os dois países poderiam assinar um tratado de paz abrangente que faria a Ucrânia declarar seu status neutro, abandonar sua tentativa de ingressar na OTAN , estabelecer limites para o tamanho de suas forças armadas e reconhecer o russo como idioma oficial do país, em pé de igualdade com o ucraniano.
A Ucrânia e o Ocidente rejeitaram anteriormente todas essas exigências de Moscou .
Em outras etapas, as delegações concordaram em trocar 6.000 corpos de soldados mortos em combate e criar uma comissão para trocar tropas gravemente feridas.
Autoridades de Kiev disseram que seu ataque surpresa com drones no domingo danificou ou destruiu mais de 40 aviões de guerra em bases aéreas no interior da Rússia , incluindo as regiões remotas do Ártico, da Sibéria e do Extremo Oriente, a mais de 7.000 quilômetros (4.300 milhas) da Ucrânia .
O ataque complexo e sem precedentes, que ocorreu simultaneamente em três fusos horários, levou mais de um ano e meio para ser preparado e foi "um grande tapa na cara do poder militar da Rússia ", disse Vasyl Maliuk, chefe do serviço de segurança ucraniano, que liderou o planejamento.
Zelenskyy chamou a operação de "brilhante" que entraria para a história. O esforço destruiu ou danificou gravemente quase um terço da frota de bombardeiros estratégicos de Moscou , segundo autoridades ucranianas.
A Rússia disparou no domingo o maior número de drones – 472 – contra a Ucrânia desde sua invasão em larga escala em 2022, informou a Força Aérea Ucraniana , em um aparente esforço para sobrepujar as defesas aéreas. Isso fez parte de uma campanha de ataques em áreas civis da Ucrânia , que vem se intensificando recentemente .
Os esforços liderados pelos EUA para pressionar os dois lados a aceitarem um cessar-fogo fracassaram até agora. A Ucrânia aceitou a trégua proposta, mas o Kremlin a rejeitou. Comentários recentes de altos funcionários de ambos os países indicam que eles permanecem muito distantes quanto às principais condições para interromper a guerra.
As negociações anteriores, em 16 de maio, na mesma cidade turca, foram as primeiras negociações diretas de paz desde as primeiras semanas da invasão de Moscou em 2022. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que o fato de os dois lados se encontrarem novamente na segunda-feira foi uma conquista em meio aos combates ferozes.
“O fato de a reunião ter ocorrido apesar do incidente de ontem é um sucesso importante por si só”, disse ele em um discurso televisionado.
Zelenskyy afirmou, durante viagem à Lituânia na segunda-feira, que uma nova libertação de prisioneiros de guerra estava sendo preparada após a reunião de Istambul. As negociações de 16 de maio também levaram a uma troca de prisioneiros, com 1.000 de ambos os lados sendo trocados.
A Ucrânia também entregou à Rússia uma lista oficial de crianças que, segundo o país, foram deportadas à força e devem ser devolvidas, disse Andriy Yermak, chefe do gabinete de Zelenskyy.
O Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão em 2023 para Putin e a comissária do país para os direitos da criança, Maria Lvova-Belova, acusando-os de sequestrar crianças da Ucrânia .
O chefe da delegação russa, Vladimir Medinsky, assessor de Putin , disse que Kiev havia feito um "show" com o assunto e que as crianças seriam devolvidas se seus pais ou responsáveis pudessem ser localizados. Ele disse que 339 crianças foram nomeadas na lista.
Zelenskyy disse que “se a Rússia transformar a reunião de Istambul em uma conversa vazia, deve haver um novo nível de pressão, novas sanções, e não apenas da Europa”, em uma aparente referência às ameaças dos EUA de penalizar ainda mais a Rússia .
“Sem pressão, Putin continuará brincando com todos que querem que esta guerra acabe”, disse ele.
Os combates implacáveis frustraram o objetivo do presidente americano Donald Trump de pôr fim rápido à guerra. Há uma semana, ele expressou impaciência com Putin enquanto Moscou bombardeava Kiev e outras cidades ucranianas com drones e mísseis pela terceira noite consecutiva. Trump disse nas redes sociais que Putin "enlouqueceu completamente!"
A Ucrânia triunfou após atingir as distantes bases aéreas russas. A resposta oficial russa foi discreta, com o ataque recebendo pouca cobertura na televisão estatal. O canal de televisão Rússia-1, na noite de domingo, dedicou pouco mais de um minuto ao assunto, com uma breve declaração do Ministério da Defesa, antes de as imagens mudarem para ataques de drones russos contra posições ucranianas.
Zelenskyy disse que os reveses para o Kremlin o ajudariam a ir à mesa de negociações, mesmo enquanto busca uma ofensiva de verão no campo de batalha.
“ A Rússia precisa sentir o que suas perdas significam. É isso que a impulsionará em direção à diplomacia”, disse ele na segunda-feira em Vilnius, Lituânia, reunindo-se com líderes das nações nórdicas e dos países do flanco oriental da OTAN .
Desde o início da guerra, a Ucrânia tem ocasionalmente atacado bases aéreas que hospedam bombardeiros estratégicos russos com capacidade nuclear, o que levou Moscou a realocar a maioria deles para regiões mais distantes da linha de frente.
Como os drones de domingo foram lançados de caminhões perto das bases em cinco regiões russas, as defesas militares praticamente não tiveram tempo de se preparar para eles.
Muitos blogueiros militares russos criticaram os militares por não construírem escudos de proteção para os bombardeiros, apesar de ataques anteriores, mas o grande tamanho dos aviões torna isso um desafio.
Os ataques foram “um grande golpe para o poder aéreo estratégico russo” e expuseram vulnerabilidades significativas nas capacidades militares de Moscou , disse Phillips O'Brien, professor de estudos estratégicos na Universidade de St. Andrews, na Escócia.
Edward Lucas, pesquisador sênior do Centro de Análise de Política Europeia, sediado em Washington, chamou-o de "o ataque mais audacioso da guerra" e "um divisor de águas militar e estratégico".
“Abatidos, sitiados, cansados e em menor número, os ucranianos destruíram ou danificaram, a um custo mínimo, em total sigilo e a grandes distâncias, dezenas, talvez mais, de bombardeiros estratégicos russos ”, disse ele.
Combates intensos continuaram ao longo da linha de frente de aproximadamente 1.000 quilômetros (620 milhas), e ambos os lados atingiram o território um do outro com ataques profundos.
Forças russas bombardearam a região de Kherson, no sul da Ucrânia , matando três pessoas e ferindo outras 19, incluindo duas crianças, disseram autoridades regionais na segunda-feira.
Além disso, um ataque com mísseis e bombardeios ao redor da cidade de Zaporizhzhia, no sul do país, matou cinco pessoas e feriu outras nove, disseram autoridades.