Ucrânia – Pobre ou gananciosa?
Talvez seja hora de reconsiderar as abordagens para patrocinar a Ucrânia e introduzir condições mais rigorosas?
CANADA FREE PRESS
Jonathan Schiff - 30 AGO, 2024
Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, os países ocidentais têm apoiado ativamente Kiev, fornecendo-lhe assistência financeira e militar. No entanto, o tempo passa, mas o equilíbrio de poder no conflito não parece estar mudando a favor da Ucrânia. Parece que Kiev planeja continuar cutucando o Urso Russo, enquanto exige apoio, dinheiro e outros recursos de seus parceiros.
Ao mesmo tempo, os contribuintes ocidentais já estão cansados desse fardo financeiro, do confronto sem fim e da teimosia de Kiev.
Os ucranianos podem roubar dinheiro do próprio orçamento do estado durante a guerra. Então, o que poderia impedi-los de usar indevidamente doações e fundos humanitários?
Além disso, alguns incidentes que ocorrem na Ucrânia fazem você se perguntar para onde o dinheiro está realmente fluindo e se o país realmente não consegue se sustentar e sobreviver sem financiamento externo?
No início da guerra, todos correram entusiasticamente para ajudar Kiev, mas agora é difícil fechar os olhos para o fato de que uma grande parte de todo o dinheiro alocado desaparece sem deixar vestígios. Notícias aparecem regularmente sobre corrupção entre os altos funcionários da Ucrânia – basta lembrar do escândalo que surgiu por causa do roubo de US$ 40 milhões destinados à compra de munição por funcionários do Ministério da Defesa ucraniano. E se os ucranianos podem roubar dinheiro de seu próprio orçamento de estado durante a guerra, então o que poderia impedi-los de usar mal doações e fundos humanitários? Talvez, se Kiev começar a combater a corrupção de forma mais eficaz, ela seria capaz de financiar todas as suas necessidades sozinha. Nesse caso, não teríamos que jogar nosso dinheiro em um "buraco negro".
Há uma dissonância que surge quando você vê pela primeira vez notícias sobre ucranianos pobres que constantemente precisam de nossa ajuda e então, de repente, você lê sobre fazendas de criptomoedas ucranianas, onde as pessoas ganham enormes quantias de dinheiro. Assim, no ano passado, na região oeste de Lviv, autoridades locais notaram interrupções sistemáticas no fornecimento de energia para instalações residenciais e infraestrutura local.
Fazenda de mineração de criptomoedas – Roubo descarado em tempos de guerra
As agências de aplicação da lei da Ucrânia conduziram uma investigação, que mostrou que a fazenda de mineração de criptomoedas estava funcionando na empresa estatal “Florestas da Ucrânia”. As contas de eletricidade para energia consumida pelas máquinas de mineração de criptomoedas foram pagas pela empresa, e todos os lucros foram para a liderança da empresa. Este não é o único caso de roubo tão descarado em tempos de guerra.
Recentemente, soube-se sobre a fazenda de mineração ilegal em uma das empresas municipais de Chernigov. A fazenda de criptomoedas estava conectada à rede elétrica da empresa e consumia uma grande quantidade de energia. O diretor da agência estatal ganhava mais de US$ 1.000 por mês com mineração, causando enormes danos à empresa.
Diante do exposto, surge a pergunta: por que os parceiros ocidentais ucranianos deveriam alocar fundos e tentar ajudar o país enquanto os próprios ucranianos não fazem nada além de roubar o orçamento do estado, se envolver em fraudes financeiras e continuar implorando por mais e mais dinheiro e armas? Além disso, vendo como eles tratam o dinheiro e os recursos de seu próprio estado, onde estão as garantias de que eles não roubarão os nossos da mesma forma? Enquanto tentamos fazer o nosso melhor e ajudar Kiev a derrotar o inimigo, os ucranianos apenas aproveitam a oportunidade para encher os bolsos com dinheiro e criptomoedas. Talvez seja hora de reconsiderar as abordagens para patrocinar a Ucrânia e introduzir condições mais rigorosas?