Ucrânia registra perdas pesadas de equipamentos em março
A ofensiva russa em Kursk e a retirada forçada das tropas ucranianas desempenharam um papel fundamental, diz um analista
Equipe de notícias do Remix - 8 ABR, 2025
Março provou ser o pior mês para a Ucrânia em toda a guerra em termos de perdas de equipamentos, de acordo com o analista e observador militar americano Dmitry Alperovitch, escreve Do Rzeczy .

Alperovitch baseou sua análise em dados do projeto de monitoramento Oryx OSINT de março de 2025, mostrando que as perdas ucranianas excedem ligeiramente as perdas russas, 1,1 para 1 a favor da Rússia.
O gráfico do analista foi compartilhado nas redes sociais pelo analista tcheco da OSINT Jakub Janovsky , um dos principais voluntários da Oryx, e pelo analista militar ucraniano Tatarigami, fundador de um dos grupos analíticos mais famosos da Ucrânia, o Frontelligence Insight. Ambos se recusaram a negar as descobertas de Alperovitch.
O gráfico de Alperovitch não fornece dados precisos sobre quantas unidades de equipamento cada lado perdeu em março, ou que tipo de equipamento foi perdido. No geral, parece que cada lado perdeu cerca de 400 unidades, com a Ucrânia perdendo um pouco mais.
O analista observou que o indicador seria ligeiramente melhor para a Ucrânia se apenas armas pesadas fossem levadas em conta. Mas mesmo neste caso, março será o segundo pior mês de toda a guerra para a Ucrânia.
Ele também sugeriu que a ofensiva russa em Kursk e a retirada forçada das tropas ucranianas desempenharam um papel.
Alperovitch diz que o exército russo está cada vez mais mudando para o uso de equipamento civil durante operações de assalto. Como resultado, as perdas em mão de obra estão aumentando, enquanto as estatísticas de perdas em veículos blindados estão diminuindo.
“Ainda assim, dada a falta de armas pesadas na Ucrânia e o futuro incerto quanto à escala da futura ajuda militar estrangeira, esta não é uma situação muito boa”, concluiu Alperovitch.