Ucrânia tentou assassinar o presidente russo Vladimir Putin atacando seu helicóptero com drones
Tradução: Heitor De Paola
A Ucrânia usou drones em uma tentativa de derrubar um helicóptero que transportava o presidente russo Vladimir Putin sobre a região russa de Kursk em 20 de maio.
O major-general da Força Aérea Russa Yuri Dashkin disse que o helicóptero de Putin estava "virtualmente no epicentro da repulsão de um ataque em larga escala dos drones inimigos" e que 46 drones foram abatidos durante o ataque, de acordo com uma reportagem da Associated Press .
A área faz fronteira com a Ucrânia e está ocupada por suas tropas desde agosto.
Dashkin explicou: “Durante o período em que o presidente [Putin] estava trabalhando na região de Kursk, o inimigo lançou um ataque sem precedentes com veículos aéreos não tripulados. O grupo de defesa aérea nesta área destruiu 46 aeronaves [drones militares ucranianos].”
“A intensidade do ataque durante o voo da aeronave do Comandante Supremo sobre a região de Kursk aumentou significativamente. Conduzimos simultaneamente uma batalha aérea e garantimos a segurança do helicóptero presidencial no ar”, continuou Dashkin. “A tarefa foi cumprida. O ataque dos drones inimigos foi repelido e todos os alvos aéreos foram atingidos.”
A visita de Putin à zona de guerra não foi anunciada até que ele retornasse em segurança, indicando que a Ucrânia tinha informações privilegiadas.
O presidente russo evitou em grande parte zonas de guerra ativas durante o conflito de três anos.
A AP relata:
O Ministério da Defesa da Rússia citou Yaroslav Yakimkin, do grupo "Norte" das forças russas, dizendo no domingo que as tropas ucranianas foram repelidas da fronteira na região de Kursk, que Putin visitou dias atrás.
"As tropas continuam avançando a cada dia", disse Yakimkin, acrescentando que as forças russas tomaram Marine e Loknya, na região de Sumy, no nordeste da Ucrânia, que faz fronteira com Kursk, na semana passada, e estavam avançando na região de Kharkiv, ao redor da cidade amplamente destruída de Vovchansk.
https://www.thegatewaypundit.com/2025/05/ukraine-attempted-assassinate-russian-president-vladimir-putin-attacking/