Uma exploração do ressurgimento da direita e da morte do wokeismo
Nós, o povo, queremos uma governança que funcione.
Wallace Garneau - 13 JAN, 2025
Em 22 de outubro de 2004, o presidente George 'Dubya' Bush disse: “A liberdade está em marcha neste mundo. Acredito que todos no Oriente Médio desejam viver em liberdade. Acredito que as mulheres no Oriente Médio querem viver em uma sociedade livre. Acredito que mães e pais querem criar seus filhos em um mundo livre e pacífico. Acredito em todas essas coisas, porque a liberdade não é um presente da América para o mundo, a liberdade é um presente do Deus Todo-Poderoso para cada homem e mulher neste mundo.”
Pouco mais de dois anos antes, as Torres Gêmeas caíram. A liberdade dentro dos Estados Unidos foi lentamente retirada, culminando na Comissão da Verdade da Presidência de Biden dentro do Departamento de Segurança Interna essencialmente chamando a Liberdade de Expressão de morta. O Czar do Clima John Kerry disse ao Fórum Econômico Mundial que, uma vez que Kamala Harris vencesse a eleição, a Primeira Emenda teria acabado.
Kamala Harris não venceu a eleição de 2024. Em vez disso, o mundo viu a demanda por um renascimento da liberdade com a eleição de Donald J. Trump para outro mandato.
Não é só a América. Giorgia Meloni é a primeira-ministra da Itália. Javier Milei é o presidente da Argentina. Herbert Kickl está prestes a formar um governo de coalizão na Áustria. Geert Wilders montou o governo mais direitista da história holandesa. A Alemanha pode não ver um governo de direita, mas a Alternativa para a Alemanha se tornou o maior partido na Alemanha, e os Democratas Suecos se tornaram uma voz significativa na Suécia. Finalmente, Justin Trudeau foi forçado a renunciar à liderança de seu partido no Canadá. Tudo isso representa uma tendência global de direita.
Aqueles na esquerda política alegam que o extremismo de direita está levantando sua cabeça feia, mas a verdade é que não há nada de extremo no movimento de volta à direita que vem ocorrendo nos últimos anos. O público do mundo ocidental, em vez disso, tem assistido país após país cair no abismo do extremismo de esquerda e tem assistido ao próprio tecido da sociedade após a sociedade ruir como resultado.
Nós, o povo, queremos uma governança que funcione.
Junte-se a nós no episódio desta semana de Cutting Through the Chaos para uma exploração aprofundada desse ressurgimento da direita, juntamente com uma análise do que isso significa para os interesses de curto e longo prazo dos Estados Unidos.