Uma nova doca flutuante está a caminho de Istambul para Murmansk
O estaleiro turco Kuzey Star concluiu a construção de um cais de 220 metros de comprimento para reparo de quebra-gelos nucleares russos.
THE BARENTS OBSERVER
Atle Staalesen - 20 SET, 2024
A instalação flutuante foi rebocada esta semana do estaleiro em direção aos estreitos turcos. Fotos mostram vários rebocadores e embarcações de apoio envolvidos na operação, relata a versão russa do Barents Observer .
A doca foi construída para a empresa de energia nuclear russa Rosatom e será usada para reparos de quebra-gelos. O contrato assinado pelas empresas em 2021 tem um valor de aproximadamente US$ 69 milhões, informa o Kuzey Star .
A doca é do tipo NB 110. Ela ficará baseada na Atomflot, a base para quebra-gelos nucleares em Murmansk. Ela atenderá principalmente a nova frota de quebra-gelos do Projeto 22220 da Rosatom. A Rússia tem hoje três embarcações da classe em operação, e outras quatro devem seguir nos próximos anos.
De acordo com o estaleiro, a doca flutuante tem capacidade de elevação de 30.000 toneladas, comprimento de 220 metros e largura de 48 metros. Ela tem um deck de rampa de pelo menos 200 metros de comprimento e 6 metros de altura de estaca, e poderá acomodar até 30 pessoas por 7 dias sem desembarcar.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F6bcb81e2-86d8-4f9d-b8cb-22e78ffd6822_1500x758.jpeg)
A entrega ocorre após o cronograma original. De acordo com o acordo entre as empresas, a construção do cais, incluindo sua entrega a Murmansk, levaria 29 meses.
A construção começou em março de 2022.
O acordo entre a Rosatom e a Kuzey Star foi fechado depois que ficou claro que nenhum estaleiro russo seria capaz de entregar a doca conforme solicitado pela empresa de energia nuclear.
“O estaleiro turco tem todas as competências necessárias e conquistou uma reputação respeitável no mercado de construção naval”, disse Mustafa Kashka, então CEO da Atomflot, após assinar o acordo.
A Atomflot tem hoje duas docas flutuantes. Uma delas, a PD-3, está estacionada no porto de Murmansk. Ela é usada para atracar o quebra-gelo nuclear 50 Let Pobedy e embarcações de terceiros. A outra doca, a PD-0002, está estacionada na base da Atomflot e atende os quebra-gelos nucleares Yamal, Taymyr e Vaygach, informa a empresa estatal .
Sem o novo cais, os quebra-gelos do Projeto 22220 só poderão ser reparados em São Petersburgo.
No futuro, a Atomflot pode precisar de mais uma doca flutuante. Se a Rússia conseguir concluir a construção do Rossiya , o primeiro quebra-gelo do Projeto 10510 (Lider), as outras docas serão muito pequenas para reparos e serviços.
O estaleiro Kuzey Star está intimamente envolvido na cooperação com a Rússia. Além do cais flutuante NB 110, o estaleiro está construindo também dois quebra-gelos de combustível duplo para a empresa estatal russa Rosmorport. O contrato que tem um valor de 18,5 bilhões de rublos (€ 179 milhões) foi originalmente concedido ao estaleiro russo Onega, mas depois assumido pelo estaleiro turco de acordo com os princípios de subcontratação.