Uma perda no financiamento dos contribuintes forçou a Planned Parenthood a fechar 8 locais
STAFF - MAIO, 2025
O império da Planned Parenthood está começando a ruir no coração do país.
O presidente Donald Trump está cumprindo sua promessa de parar de forçar os americanos a subsidiar a gigante do aborto com o dinheiro de seus impostos.
E uma perda no financiamento dos contribuintes forçou a Planned Parenthood a fechar oito lojas.
O maior provedor de aborto do país anunciou na sexta-feira que fechará oito locais em Iowa e Minnesota no próximo ano, um golpe significativo para suas operações no Centro-Oeste.
Quatro instalações em Iowa e quatro em Minnesota estão na lista de opções de corte, incluindo uma instalação perto da Universidade Estadual de Iowa que praticava abortos.
Este anúncio ocorre poucos meses após o presidente Trump congelar os subsídios de "planejamento familiar" do Título X para organizações com programas de diversidade, equidade e inclusão (DEI) — uma medida que cortou US$ 2,8 milhões em dinheiro dos contribuintes para a Planned Parenthood somente em Minnesota.
“Meu coração dói ao anunciar o fechamento de centros de saúde e a saída de colegas talentosos e confiáveis, mas nossos pacientes vêm em primeiro lugar — sempre”, disse Richardson. “Temos lutado para manter unida uma infraestrutura insustentável enquanto o cenário muda ao nosso redor e uma onda de ataques continua.”
A previsão é que os serviços sejam transferidos das clínicas afetadas até 1º de julho.
A instalação de Cedar Rapids já está fechada há algum tempo devido a problemas de fundação.
Os Fechamentos
De acordo com o anúncio da Planned Parenthood, os seguintes locais serão fechados:
Ames Health Center – Ames, Iowa (uma clínica de aborto);
Centro de Saúde Cedar Rapids – Cedar Rapids, Iowa;
Centro de Saúde Sioux City – Sioux City, Iowa;
Centro de Saúde Urbandale – Urbandale, Iowa;
Centro de Saúde de Alexandria – Alexandria, Minnesota;
Centro de Saúde Apple Valley – Apple Valley, Minnesota;
Centro de Saúde Bemidji – Bemidji, Minnesota; e
Centro de Saúde Richfield – Richfield, Minnesota.
Os fechamentos deixarão Iowa com apenas duas instalações da Planned Parenthood, localizadas em Des Moines e Iowa City.
Segundo relatos, ambos fornecerão serviços de aborto medicamentoso.
Após o fechamento da unidade de Ames, Iowa terá apenas uma clínica de aborto cirúrgico em todo o estado: a Clínica Emma Goldman, em Iowa City.
A organização diz que demitirá 66 funcionários e se ofereceu para realocar outros 37 funcionários.
A filial do Centro-Oeste já havia cortado custos por atrito, eliminando gradualmente 35 cargos adicionais, de acordo com relatos.
Vitórias pró-vida do governo Trump
A filial do Centro-Oeste já havia cortado custos por atrito, eliminando gradualmente 35 cargos adicionais, de acordo com relatos.
Poucas semanas após retornar ao cargo, o presidente Trump começou a aplicar a Emenda Hyde (que proíbe a maioria dos fundos federais de apoiar diretamente abortos eletivos), restabeleceu a Política da Cidade do México (que proíbe organizações não governamentais de usar o dinheiro dos contribuintes para abortos eletivos no exterior) e cortou milhões em subsídios pró-aborto congelando os gastos da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
Em março, o governo congelou os subsídios do Título X para "planejamento familiar" para organizações sem fins lucrativos que, segundo ele, violavam suas ordens executivas sobre imigração e iniciativas de diversidade, equidade e inclusão (DEI), incluindo afiliadas da Planned Parenthood em nove estados.
Essas ações tiveram impacto imediato.
De acordo com o LifeSiteNews , a Planned Parenthood fechou quatro instalações em Michigan no mês passado.
Agora, com mais oito fechamentos em Iowa e Minnesota, e mais fechamentos relatados em Illinois, Nova York e Utah, a gigante do aborto está claramente sentindo a pressão financeira.
As leis pró-vida de Iowa estão fazendo a diferença
A lei do batimento cardíaco de Iowa, que geralmente proíbe o aborto após seis semanas, entrou em vigor em 29 de julho de 2024, após contestações legais.
Inclui exceções para estupro, incesto, "anormalidades fetais" supostamente fatais e supostas ameaças à vida da mãe, como o LifeSiteNews relatou anteriormente.
De acordo com dados do Instituto Guttmacher, uma organização sem fins lucrativos de pesquisa e políticas que apoia os direitos ao aborto, os abortos em Iowa caíram 38%, para cerca de 250 abortos em agosto de 2024, após a proibição de seis semanas entrar em vigor em julho de 2024.
A Planned Parenthood relata que os abortos realizados em Iowa caíram 60% nos seis meses seguintes à entrada em vigor da lei, enquanto o número de habitantes de Iowa viajando para os estados vizinhos Minnesota e Nebraska aumentou 239%.
Essa redução drástica mostra que as leis pró-vida funcionam: quando as clínicas de aborto não conseguem matar crianças ainda não nascidas, elas geralmente não conseguem continuar operando.
As alegações desonestas da indústria do aborto
Como era de se esperar, os representantes da Planned Parenthood estão tentando transformar esses fechamentos em uma tragédia para a assistência médica feminina.
“Sabemos que muitos dos nossos pacientes não teriam a quem recorrer se todos os centros de saúde da Planned Parenthood desaparecessem do seu estado”, disse Richardson. “As decisões difíceis e dolorosas de hoje garantirão a permanência da Planned Parenthood nos próximos anos.”
Mas os fatos contam uma história diferente.
Embora a Planned Parenthood se promova como uma provedora de assistência médica abrangente, seu relatório anual mais recente mostra que a organização continua a reduzir serviços não relacionados ao aborto, como exames de câncer e exames de Papanicolau.
Além disso, a gigante do aborto está enfrentando inúmeras alegações de ferimentos graves, incluindo abortos malsucedidos, além de reclamações generalizadas sobre funcionários sem treinamento médico básico e instalações precárias.
A realidade é que há milhares de centros de saúde e clínicas de saúde comunitárias qualificados pelo governo federal nos Estados Unidos que oferecem serviços de saúde abrangentes sem realizar abortos.
Essas instalações superam em mais de 20 para 1 as unidades da Planned Parenthood e oferecem serviços que a Planned Parenthood não oferece, incluindo mamografias, cuidados pré-natais e cuidados primários.
Ação do Congresso contra o financiamento do aborto
Apesar desse progresso significativo, a luta para cortar totalmente o financiamento da Planned Parenthood continua. A ação executiva por si só não pode cortar completamente o financiamento dos contribuintes para a gigante do aborto.
Os republicanos do Congresso propuseram duas medidas que abordariam permanentemente essa questão: a Lei de Não Financiamento do Aborto pelo Contribuinte e de Divulgação Completa do Seguro Aborto, que proibiria permanentemente o uso de fundos federais para aborto; e a Lei de Desfinanciamento da Planned Parenthood, que desqualificaria especificamente a Planned Parenthood e suas afiliadas de receber verbas federais.
O anúncio da afiliada regional ocorreu apenas um dia após a Câmara dos Representantes dos EUA aprovar um projeto de lei de reconciliação que "desfinanciaria" a Planned Parenthood e faria cortes profundos no financiamento do Medicaid.
Líderes da Planned Parenthood citaram o projeto de lei da Câmara, juntamente com a decisão do governo Trump de congelar US$ 2,8 milhões em fundos do Título X usados para controle de natalidade e exames de câncer e uma proposta para cortar a ajuda para prevenção da gravidez na adolescência, como fatores-chave na decisão de consolidar seus centros.
Um Padrão de Declínio
Esta não é a primeira vez que instalações da Planned Parenthood em Iowa fecham suas portas.
Em 2017, depois que legisladores de Iowa bloquearam o financiamento público para programas de planejamento familiar para provedores de serviços de aborto, as instalações da Planned Parenthood em Bettendorf, Burlington, Keokuk e Sioux City fecharam.
Mais recentemente, em 2023, a Planned Parenthood fechou unidades em South Des Moines, Cedar Falls e Council Bluffs.
Restrições ao aborto funcionam
O padrão é claro: quando o financiamento dos contribuintes acaba e leis pró-vida são promulgadas, as instalações da Planned Parenthood fecham.
Isso contradiz diretamente a alegação da indústria do aborto de que o financiamento governamental não apoia seu negócio de aborto.
Para os americanos pró-vida que há muito tempo se opõem ao uso do dinheiro de seus impostos para financiar a indústria do aborto, esses fechamentos representam uma vitória significativa.
Cada unidade hospitalar fechada significa que menos crianças ainda não nascidas perderão suas vidas por causa de abortos.