URGENTE! Movimento separatista na California? E New York?
Governador da Califórnia convoca sessão especial para proteger a fortaleza progressista californiana de Trump. Governadora de NY também toma medidas do mesmo teor
By Alex Welz November 7, 2024
Tradução: Heitor De Paola
O governador Gavin Newson em seu segundo mandato pediu à legislatura estadual que alocasse financiamento adicional ao procurador-geral para se defender contra as contestações federais às políticas da Califórnia em todos os aspectos, desde a regulamentação climática até a lei de imigração.
“As liberdades que prezamos na Califórnia estão sob ataque — e não ficaremos parados”, disse Newsom num comunicado.
“A Califórnia já enfrentou esse desafio antes, e sabemos como responder. Estamos preparados para lutar nos tribunais, e faremos tudo o que for necessário para garantir que os californianos tenham o apoio e os recursos de que precisam para prosperar.”
Durante a primeira presidência de Trump, a Califórnia processou o governo federal mais de 100 vezes. Newsom e o presidente eleito também trocaram farpas no passado, com Trump o apelidando mais recentemente de “New-scum” na campanha eleitoral em outubro.
“Aprendemos muito sobre o ex-presidente Trump em seu primeiro mandato — ele é mesquinho, vingativo e fará o que for preciso para conseguir o que quer, não importa quão perigosa a política possa ser”, disse o senador estadual da Califórnia Mike McGuire em uma declaração. “A Califórnia chegou longe demais e conquistou muito para simplesmente se render e aceitar sua visão distópica para a América.”
Newsom rotulou o Golden State como um "santuário" do aborto, ao mesmo tempo em que tornou a Califórnia a primeira a exigir que todos os veículos novos vendidos no estado sejam elétricos, movidos a hidrogênio ou híbridos plug-in até 2035. Assim como Trump prometeu realizar uma deportação em massa de imigrantes ilegais, Newsom expandiu os cuidados de saúde financiados pelo estado para incluir todos os residentes de baixa renda, independentemente do status de imigração.
O advogado da Califórnia, General Rob Bonta, disse que seu escritório já está formulando memoriais legais em preparação para ações judiciais contra possíveis tentativas republicanas de impor uma proibição federal ao aborto, anular a iniciativa estadual de emissão zero para veículos e/ou revogar o programa de Ação Diferida para Chegadas na Infância para imigrantes, informou o CalMatters.
A governadora de Nova York, Kathy Hochul, outra progressista, também se moveu para consagrar as políticas de Nova York não apenas contra Donald Trump na Casa Branca, mas um Senado Republicano e provável maioria na Câmara. Hochul anunciou a criação de uma força-tarefa que estará comprometida em desenvolver respostas políticas em “áreas-chave que têm mais probabilidade de enfrentar ameaças da administração Trump”. Essas áreas incluem “direitos reprodutivos, direitos civis, imigração, segurança de armas, direitos trabalhistas, direitos LGBTQ e nossa justiça ambiental”.
Newsom, um potencial futuro candidato democrata à presidência, tem mais dois anos como governador do estado que a maioria identificou como o epicentro do progressismo nos Estados Unidos.
https://www.nationalreview.com/news/california-governor-calls-special-session-to-trump-proof-progressive-stronghold/?utm_source=onesignal&utm_medium=push&utm_campaign=article