Vantagens para a Rússia e a China se houver uma decisão tardia dos Estados Unidos quanto ao Irã
Tradução: Heitor De Paola
Quais são as vantagens para a Rússia e a China em caso de adiamento da decisão dos Estados Unidos?
SEGUE O RELATÓRIO DE SITUAÇÃO:
Primeiramente, não tenho evidências definitivas que confirmem ações específicas da Rússia ou da China durante este próximo período. Esta análise baseia-se em experiência pessoal. No entanto, há evidências claras de apoio anterior e de longo prazo de ambas as nações ao regime iraniano. Em guerras, os atrasos geralmente beneficiam o defensor e permitem que ele melhore sua posição (tática e estratégica).
Benefícios Estratégicos da Rússia:
1. A principal vantagem de um atraso é a grande distração e desvia a atenção e os recursos americanos do conflito Rússia-Ucrânia.
2. Com o cancelamento de uma reunião com Zelensky por Trump para se concentrar no Oriente Médio, a Rússia poderá enfrentar menos pressão dos EUA sobre suas ações na Ucrânia.
3. A Rússia usará esse tempo para se consolidar estrategicamente e obter capital político e diplomático, atuando como um intermediário internacional por meio de organizações como a ONU.
4. Taticamente, este período permite que as forças militares russas se consolidem, reorganizem, se reequipem e, se necessário, sejam substituídas. Essencialmente, os comandantes militares russos, se inteligentes (o que são), consolidarão e reposicionarão suas forças para obter vantagem posicional.
5. A Rússia poderia usar o atraso para reforçar as defesas aéreas do Irã, potencialmente fornecendo sistemas avançados como o S-400 ou outro suporte militar. Isso aumentaria a resiliência do Irã contra Israel ou potenciais ataques dos EUA, alinhando-se ao interesse da Rússia em manter o Irã como um aliado fundamental. Esta ação não está fora de questão. Se os EUA podem prover para um lado, devemos considerar o fato de que a Rússia proverá para o outro.
6. O conflito provocou um aumento de 15% nos preços do petróleo russo, beneficiando a economia russa, que depende fortemente das exportações de energia. Garanto que um atraso prolongado só ajuda a economia russa e mantém as tensões no Oriente Médio elevadas, perturbando ainda mais os mercados globais de petróleo.
Benefícios Estratégicos da China:
1. A China claramente vê isso como uma grande oportunidade para ganhar muito mais influência regional. A China usará essa janela para expandir suas opções diplomáticas, econômicas e militares em todo o Oriente Médio. Gostemos ou não, eles já têm muito mais influência do que realmente compreendemos.
2. A China se posicionará como parte neutra ou mediadora (e não é nada disso).
3. A China fortalecerá os laços com o Irã e outros atores regionais, combatendo o domínio dos EUA na região. Todos precisam entender que a "região" é, na verdade, a "trans-região", e devemos levar em consideração as nações da República Centro-Asiática, bem como a África Oriental e as nações que fazem fronteira com o Mediterrâneo Oriental. Por exemplo, o Mar Vermelho e o Canal de Suez são linhas de suprimento vitais e devem permanecer abertas.
4. A guerra representa uma grande distração para Taiwan e reduzirá a atenção no iminente teatro de guerra Indo-Pacífico. Eles verão isso como uma abertura estratégica para avançar seus objetivos em relação a Taiwan. Por exemplo, aumentar as manobras militares ou a pressão econômica, sabendo que há menos atenção ou menos interferência (um fator de grande impacto no Indo-Pacífico, com certeza).
5. A incerteza prolongada no Oriente Médio pode manter os preços do petróleo voláteis, beneficiando as reservas estratégicas de petróleo da China ou suas negociações de energia com outros fornecedores. Seria muito sensato que os Estados Unidos reabastecessem nossas reservas estratégicas de petróleo agora.
6. O PCCh capitalizará a instabilidade do mercado global para fortalecer sua posição em acordos comerciais ou de investimento.
Novamente, não há evidências diretas de que a Rússia ou a China estejam implementando qualquer uma das medidas ativas que estou abordando, mas acredite, assim como temos nossa sala de situação ocupada, a Rússia e a China também estão.
Orem pelo Presidente Trump.
Deus sabe que estamos vivenciando tempos históricos e que nossa prontidão como nação está em uma postura geoestratégica consideravelmente diferente de qualquer outro momento nos últimos 100 anos.