‘Veja enquanto pode’ – Exposição proibida mostrando crimes de guerra soviéticos e alemães na Polônia estreia em Varsóvia
Anteriormente retirada da Bienal de Veneza pelo governo polaco e criticada pela imprensa liberal, a exposição de Ignacy Czwartos encontra agora um lar no Castelo Ujazdowski, em Varsóvia.
REMIX
GRZEGORZ ADAMCZYK - 5 JUN, 2024
A exposição “Polonia Uncensored” apresenta uma série de pinturas originais que retratam os crimes dos soviéticos e alemães durante a Segunda Guerra Mundial, bem como ameaças contemporâneas.
Ignacy Czwartos ganhou originalmente um concurso público para exibir estas obras no Pavilhão Polaco em Veneza, mas a decisão foi posteriormente anulada pelo antigo ministro da cultura do governo liberal de esquerda, Bartłomiej Sienkiewicz. Apesar de não fazer parte da programação oficial da Bienal, a exposição acabou sendo exibida em Veneza.
A decisão de apresentar as suas obras foi motivada pela qualidade artística e intelectual das pinturas de Czwartos, pela recusa em suprimir politicamente a liberdade artística e pela crença de que a omissão desta exposição importante e actual representaria uma perda significativa para a cultura polaca. Apesar de não ter qualquer apoio organizacional oficial, a exposição recebeu inúmeras críticas, com os meios de comunicação de esquerda da Gazeta Wyborcza, do Guardian e do New York Times criticando as suas mensagens e até rotulando-a como fascista.
Os visitantes da galeria improvisada numa residência privada perto do Pavilhão Polaco em Veneza ficaram surpreendidos com o forte contraste entre a narrativa politicamente carregada predominante em muitos meios de comunicação social e o que testemunharam nas pinturas poderosas e originais de Czwartos.
A obra medita sobre a tragédia de um mundo que não pode ser simplificado, reminiscente dos pesadelos do totalitarismo alemão e russo, e alerta contra as tentações do pensamento utópico.
Particularmente impressionante foi uma pintura com Angela Merkel e Vladimir Putin numa representação do projecto Nord Stream 2. De acordo com os criadores, a reação do público ressaltou um retrato sucinto dos medos contemporâneos sobre as consequências da amnésia histórica, os resultados sangrentos de políticas míopes impulsionadas pela ganância e o desejo de dominação a todo custo, incluindo o apaziguamento do nacionalismo assassino e da crescente neoliberalidade. -utopias totalitárias.
A exposição “Polonia Uncensored” estará aberta para visualização no Castelo Ujazdowski, em Varsóvia, a partir de 7 de junho. Os organizadores da exposição incentivam o público com o slogan: “Veja enquanto pode”.