VÍDEO: 'Vou começar a fazer as malas e ir para a Polônia, onde as ruas são seguras' — Vídeo viral mira na repressão à liberdade de expressão no Reino Unido
Uma música britânica sobre a mudança para a Polônia se torna viral em meio à reação negativa à política de migração do Reino Unido
REMIX
Grzegorz Adamczyk - 12 AGO, 2024
A interpretação única de um clássico pop feita por um britânico se tornou viral, gerando uma resposta significativa ao capturar sua opinião sobre a política de imigração de "fronteiras abertas" de longa data do Reino Unido.
A versão masculina de "Someone You Loved", de Lewis Capaldi, na qual ele usou letras alternativas para destacar a repressão do governo do Reino Unido à liberdade de expressão, atraiu milhões de visualizações nas redes sociais.
A música critica o governo de esquerda de Sir Keir Starmer e sua forma de lidar com os protestos contra a migração em massa da África e do Oriente Médio , que eclodiram recentemente após o esfaqueamento em massa em Southport pelo filho de dois requerentes de asilo, que resultou no assassinato de três meninas e no ferimento de várias outras.
Na música, ele expressa desilusão com o estado atual do Reino Unido, citando caos e negligência das autoridades, que não respondem ao apelo do povo por fronteiras mais rígidas. A letra também faz uma menção controversa a Hugh Edwards, um jornalista galês forçado a renunciar como um dos apresentadores mais bem pagos da emissora pública britânica devido a crimes sexuais contra crianças, adicionando uma camada de crítica à mídia e às figuras públicas do país.
O refrão da música destaca a Polônia como um potencial refúgio seguro para britânicos que buscam refúgio do clima social turbulento de seu país. Ele se rotula como “extrema direita” apenas por falar o que pensa e sugere que se mudar para a Polônia, onde ele percebe as ruas como mais seguras, pode ser a melhor opção.
“Quando digo o que penso, sou rotulado de 'extrema direita'; é melhor começar a fazer as malas e ir para a Polônia, onde as ruas são seguras...”, canta o homem.
A música surge em meio a uma onda de tumultos no Reino Unido após o trágico esfaqueamento em Southport que deixou três crianças mortas por Axel Rudakubane, um jovem de 17 anos de ascendência ruandesa. Este incidente desencadeou protestos e tumultos generalizados, com contramanifestantes e a mídia enquadrando a agitação como motivada por racismo e extremismo de extrema direita.
Enquanto isso, a Polônia continua relativamente segura, o que alguns atribuem à sua abordagem conservadora à imigração em comparação aos padrões da Europa Ocidental.
No entanto, isso pode mudar se as atuais autoridades liberais de esquerda polonesas aderirem ao pacto de migração da União Europeia, que envolve a realocação de migrantes em todos os estados-membros, incluindo a Europa Central e Oriental.
O primeiro-ministro Donald Tusk declarou que a Polônia não aceitará imigrantes ilegais, uma posição recebida com ceticismo por partidos de oposição como o Lei e Justiça (PiS) e os partidos da Confederação.