Vindo para os EUA? Comitê Climático do Reino Unido pressiona as pessoas a pararem de aquecer casas à noite para salvar o planeta <TECNOCRACIA
Um painel encarregado de desenvolver soluções para ajudar a alcançar o padrão líquido zero para emissões de carbono tem algumas palavras frias para as famílias britânicas.
THE WESTERN JOURNAL
Jack Davis - 7 SET, 2023
O Comité das Alterações Climáticas apela às famílias para que passem por uma “mudança de comportamento” neste inverno e não aqueçam as suas casas à noite, dizendo que as famílias devem “pré-aquecer” as suas casas à tarde, quando o uso de eletricidade é geralmente menor, segundo para o Daily Mail.
O painel, criado em 2008 para aconselhar o governo sobre a política climática, afirmou que “as casas continuarão quentes, mas as contas podem ser reduzidas”.
Os proprietários de residências com sistemas elétricos, como bombas de calor, devem desligar os radiadores à noite, disse o painel, segundo o Telegraph.
“Há um potencial significativo para proporcionar poupanças de emissões, apenas mudando a forma como utilizamos as nossas casas”, afirmou o painel num relatório.
“Onde as casas estão suficientemente bem isoladas, é possível pré-aquecer antes dos horários de pico, permitindo o acesso a tarifas mais baratas que reflectem os custos reduzidos associados ao funcionamento das redes e à produção de energia fora dos horários de pico”, afirma o relatório.
O relatório do Daily Mail observou que o painel disse que nos próximos 10 anos, o pré-aquecimento será uma estratégia viável para todas as novas casas e até 50 por cento daquelas construídas depois de 1952.
Andrew Montford, diretor do Net Zero Watch, ridicularizou a ideia ao Telegraph.
“A rede já está a ranger e ideias estúpidas como esta mostram o quão pior se tornará. É claro que as energias renováveis são um desastre em formação. Agora precisamos de líderes políticos com coragem para admitir isso”, disse ele.
Craig Mackinlay, chefe do grupo Net Zero Scrutiny de legisladores conservadores, também desprezou o conceito.
“Este último conselho para nos congelarmos nas noites frias apenas mostra a verdade de que o sonho de energia renovável abundante e barata é uma farsa. Entrei na política para melhorar todos os aspectos da vida dos meus eleitores, não para torná-los mais frios e mais pobres”, disse ele.
O Telegraph observou que um representante do comitê defendeu a ideia.
“Usar eletricidade para aquecer uma casa abre a perspectiva de escolher um momento em que os preços são mais baixos, algo que não é possível com uma caldeira a gás. O aquecimento inteligente de casas como este também faz o melhor uso possível da rede e apoia uma maior utilização de geração renovável barata”, disse o representante.
A mudança proposta surge no momento em que um novo relatório afirma que o número das chamadas mortes excessivas relacionadas com a vida em casas frias e húmidas aumentou no inverno passado, de acordo com o Guardian.
O número de mortos no inverno passado foi de 4.706, acima dos 3.186 do inverno anterior.
Simon Francis, coordenador da End Fuel Poverty Coalition, disse que o número provavelmente aumentará novamente neste inverno devido aos altos níveis de dívida energética.
- TRADUÇÃO: GOOGLE
- ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >