Visualizando como Trump realinhou o cenário político
A vitória do presidente eleito Donald Trump na eleição presidencial de 2024 foi resultado de mudanças demográficas que beneficiaram os republicanos.
Tyler Durden - 18 NOV, 2024
A vitória do presidente eleito Donald Trump na eleição presidencial de 2024 foi resultado de mudanças demográficas que beneficiaram os republicanos.
Pesquisas de boca de urna realizadas pela Edison mostraram que os padrões de votação dos americanos neste ciclo eram mais semelhantes do que divididos — as grandes diferenças esperadas com base em gênero, educação, idade e raça entre republicanos e democratas não se materializaram.
Trump finalmente conseguiu reduzir essas lacunas consideravelmente em comparação a 2020, concentrando-se em mensagens econômicas que eram atraentes para uma ampla parcela da sociedade política americana.
Atualmente, a projeção é que o presidente eleito tenha conquistado todos os sete principais estados indecisos, o que lhe dará um total de 312 votos eleitorais, contra 226 da vice-presidente Kamala Harris.
Esses gráficos mostram as mudanças que deram a Trump um segundo mandato não consecutivo na Casa Branca.
Gênero
Esta temporada de campanha foi excepcionalmente marcada por gênero na estratégia de cada campanha.
Harris buscou atingir eleitoras femininas, usando a questão do aborto como ponto de encontro. Trump focou mais em eleitores homens, particularmente homens jovens, e apareceu em podcasts populares com o grupo demográfico.
Assim, os observadores esperavam uma divergência de gênero substancial que, no final, não se materializou.
Na realidade, Trump teve um desempenho superior entre homens e mulheres, conquistando homens brancos, mulheres brancas e homens hispânicos e aumentando
Educação
Os democratas ganharam terreno entre os eleitores ricos, brancos e com ensino superior nos últimos anos, e essas tendências continuaram em 2024.
Neste ciclo, Harris ganhou entre os eleitores brancos com ensino superior, ganhando 17,2 por cento do total de votos emitidos para a eleição presidencial do grupo . O presidente Joe Biden recebeu 16,3 por cento de seus votos do grupo em 2020, uma mudança de 0,8 ponto. Isso não é surpreendente, pois Harris mirou nesses eleitores.
Trump também conquistou votos para o Partido Republicano entre eleitores sem ensino superior em todos os grupos raciais.
Tecnicamente, Trump também perdeu um ponto de apoio entre os eleitores brancos sem ensino superior em comparação a 2020, embora isso esteja dentro da margem de erro da pesquisa de boca de urna.
Mas onde ele perdeu entre os eleitores brancos, ele ganhou entre os eleitores minoritários, incluindo aqueles com e sem diploma universitário.
Idade
Tradicionalmente, os jovens tendem a se inclinar para os democratas e os mais velhos se inclinam mais para os republicanos.
Essa sabedoria popular, no entanto, foi invertida nesta eleição: Harris teve um desempenho inferior entre os eleitores jovens, ou seja, aqueles com idades entre 18 e 29 anos.
Embora Trump tenha conseguido conquistar os eleitores de 18 a 24 anos, os eleitores de 25 a 29 anos favoreceram ligeiramente Harris, elevando o total de votos de Trump no grupo para 43% — um aumento de 7% em comparação a 2020.
Ao mesmo tempo, Harris obteve ganhos com eleitores mais velhos, conquistando eleitores com 65 anos ou mais. Os eleitores mais velhos reduziram seu apoio a Trump em cerca de 3%, com 45% apoiando o presidente eleito neste ciclo.
Corrida
Da mesma forma, a coalizão democrata historicamente conta com os eleitores das minorias como contrapeso aos eleitores brancos de tendência republicana.
Nesta eleição, Trump novamente venceu entre os eleitores brancos, o que foi crucial para sua vitória arrebatadora, já que o grupo compôs quase 71% do eleitorado. Os eleitores brancos que apoiavam Trump representavam 40,5% do eleitorado, contra 29,1% de Harris.
No entanto, Trump também fez avanços cruciais com outros grupos raciais.
Sua parcela de votos entre os negros aumentou 1% em 2024 em relação a 2020, impulsionada em grande parte por mudanças entre os homens negros.
Leia o restante aqui...