WAR: Zelensky constrói um último impulso suicida para apaziguar os mestres
Isso não significa que a ameaça acabou para sempre, nem significa que eles vão parar de falar sobre isso.
SIMPLICIUS THE THINKER
SUSBSTACK - 7 JULHO, 2023
- TRADUÇÃO: GOOGLE /
ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
Hoje, vamos falar sobre algumas das especificidades das ofensivas e ações militares em andamento, uma área que negligenciamos nos últimos relatórios em favor dos desenvolvimentos em andamento do ZNPP. No pano de fundo de tudo isso, houve uma variedade de ações ofensivas em todas as frentes de ambos os lados. No momento, ambos os lados buscam ganhar iniciativa ofensiva em suas próprias áreas objetivas: para a Ucrânia é Zaporozhye e Bakhmut, para a Rússia é principalmente em Kremennaya e na frente norte.
Primeiro, vamos acabar com as atualizações do ZNPP para definir o cenário. Budanov agora afirma que a ameaça do ataque ZNPP está "recuando":
As principais razões são prováveis de que, uma vez que a Rússia expôs seus planos ao mundo, os parceiros ocidentais da Ucrânia os pressionaram internamente para não realizar a bandeira falsa, bem como a AIEA não apoiou totalmente Kiev tanto quanto eles gostariam:
🇷🇺🇺🇦❗️ Na noite de 5 de julho, vários líderes de países europeus realizaram consultas com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sobre a situação na usina nuclear de Zaporozhye. Isso foi relatado à TASS por Renat Karchaa, consultor do diretor geral da empresa Rosenergoatom.
Segundo minhas informações, à noite houve consultas muito intensas entre os líderes europeus e Zelensky, eles estavam convencidos de que nada de irreparável aconteceria
Segundo Karcaa, até a cúpula da OTAN em Vilnius, que acontecerá de 11 a 12 de julho, as tensões sobre a situação no ZNPP permanecerão.
Isso inclui novas fotos de satélite publicadas que mostraram um close do telhado do ZNPP, onde Budanov havia recentemente afirmado que a Rússia instalou dispositivos explosivos. Embora uma nova comparação antes e depois do satélite afirme mostrar algo novo no telhado do prédio do reator nº 4:
VÍDEO NO ORIGINAL >
Isso não significa que a ameaça acabou para sempre, nem significa que eles vão parar de falar sobre isso. Isso porque uma das principais razões para a tensão do ZNPP provavelmente criará um muro constante de ruído e interrupção no campo da informação, a fim de esconder as próprias perdas e falhas da AFU, não muito diferente do que aconteceu algumas semanas atrás, quando o administrador de Biden pareceu prolongar a desinformação submersível Titan, a fim de mascarar o escândalo Hunter em curso.
Portanto, mesmo que eles nunca tenham pretendido realmente atacar o ZNPP, podemos esperar que a tensão desinformada continue a ser usada em momentos-chave para mascarar picos de falhas em sua "ofensiva" em andamento. Há sempre essa teoria também:
Além disso, como última atualização e correção que gostaria de fazer: mencionei o armazenamento em barris de combustível usado no ZNPP da última vez e como eles corriam o risco de serem atingidos. Embora seja verdade para artilharia e mísseis poderosos, uma coisa que esqueci de mencionar foi que a Rússia ergueu uma gaiola sobre os barris para evitar, pelo menos, ataques de drones. Pode ser visto aqui com a visita de hoje de Sergey Kiriyenko (deputado presidencial russo) ao site:
Agora, para essa ofensiva. Como eu disse, existem duas áreas principais. Quando eles começaram a falhar em Zaporozhye, a AFU mudou de tática e enviou reforços para a linha de Bakhmut para ver se eles poderiam fazer um avanço lá. Neste ponto, com o tempo se esgotando, eles levarão suas fichas onde puderem e, se conseguirem fazer uma descoberta significativa e 'vistosa' em Bakhmut, isso pode pelo menos salvar parte de sua campanha o suficiente para usar como crédito com A OTAN na próxima cimeira.
E eles têm obtido alguns ganhos em Bakhmut, mas o ponto crítico que não foi percebido é a escala em que eles estão gastando tropas lá. Novas informações apontam para o fato de que eles estão jogando para lá quantidades muito grandes de reforços nos últimos dias, milhares de homens e o que é descrito por um observador da linha de frente como “centenas” de novos veículos. Tudo em uma tentativa de capturar Klescheevka no sul de Bakhmut e fazer incursões ao redor de Berkhovka no norte.
Nos últimos dias, houve relatos de que a AFU o havia capturado, mas agora foi confirmado por vídeo que as tropas russas não apenas ainda seguram Klescheevka, mas também empurraram a AFU para uma boa distância, cerca de 500 metros da linha.
Mas devido ao desespero absoluto da AFU para fazer algum tipo de incursão em algum lugar, a luta foi particularmente intensa e sangrenta para ambos os lados. Os relatórios sobre as vítimas são os seguintes:
Na direção de Bakhmut, nossos rapazes recuperaram posições perdidas anteriormente. Com grande custo, mas a UAF sofreu perdas ainda maiores e recuou. Duas das três alturas dominantes são controladas pelo exército russo.
Em outras direções, batalhas sangrentas estão acontecendo sem o sucesso da UAF. As perdas sanitárias por dia são de até 1.000 pessoas da UAF, a nossa – até 200-250.
Existem inúmeros vídeos de ambos os lados nessa direção, mostrando os mortos do outro lado. A AFU captura algumas tropas aqui e ali enquanto continuam atacando agressivamente as posições.
Uma coisa a comentar: muitos estão usando a área de Bakhmut como ‘evidência’ de que as tropas de Wagner eram “superiores” às forças russas, basicamente repetindo o clichê de que as tropas russas estão se retirando das áreas que Wagner havia capturado e mantido. A principal coisa a notar sobre isso é que, até agora, as forças russas apenas se retiraram das zonas já estabelecidas há muito tempo para serem "zonas de deformação" ou áreas de amortecimento destinadas especificamente para esse fim.
Já mencionei isso antes, mas acho que é bom explicar um pouco melhor qual é exatamente a definição de uma zona de deformação: em resumo, é uma área que normalmente fica em frente a um local fortemente fortificado que tem uma vantagem geográfica/topológica natural . Na estratégia de combate, sem dúvida o mais importante é a geografia; se é vantajoso ou não, etc.
Então, por exemplo, você pode ter uma área com um terreno alto que é muito naturalmente defensável e abaixo dessa área não há nada além de um terreno plano aberto sem cobertura natural, que é muito difícil de defender mesmo se você construir trincheiras nele. Para criar uma zona de deformação/tampão, você deve capturar esta área plana e mantê-la apenas como uma extensão para a frente, a fim de dar às suas tropas espaço para recuar e conduzir lentamente o inimigo através do enfileiramento de suas unidades de defesa que serão escondidas. em uma cobertura muito melhor e disparando artilharia de posições elevadas.
Escrevi há muitos meses como todo o setor noroeste de Bakhmut, tudo além de Berkhovka, foi tomado especificamente com o propósito de criar uma zona de deformação, por exemplo. Agora, aqui você pode ver aproximadamente o que foi tirado do pico do controle russo em torno de Bakhmut para quase presente:
VÍDEO NO ORIGINAL >
Digo “quase” porque este mapa em particular não foi atualizado desde o início de julho, então há mais algumas posições perto de Klescheevka no sul que foram tomadas pela AFU:
Mas a área a leste (logo atrás) de Klescheevka é um grande terreno elevado que a Rússia mantém e está bem fortificado.
A outra coisa importante é que as tropas que operam nessas áreas não são as mais fortes das forças armadas russas. Existem algumas unidades decentes, como os elementos da 144ª Divisão de Fuzileiros Motorizados de Guardas, o 200º Fuzileiro Motorizado de Guardas do 14º Corpo de Exército em Berkhovka, bem como alguns VDV nos flancos (83º e 31º Assalto Aerotransportado de Guardas), mas também muitos do 3º Exército Unidades do corpo como o 72º, que são as organizações voluntárias recém-criadas e não estão no alto do totem. Quanto ao motivo pelo qual a Rússia pode estar prejudicando o que você pode pensar ser uma área significativa, a resposta simples é que existem outras áreas que têm precedência sobre ela.
A saber: a linha Kremennaya-Svatovo tem o que é provavelmente a elite e a qualidade mais alta do exército russo, pois está repleta de várias unidades VDV e o melhor 1º Exército Blindado de Guardas da Rússia. E, claro, a direção sul de Zaporozhye, bem como a área adjacente de Kherson, que possui a maioria das unidades russas atualmente mais bem implantadas, do 58º Exército, a maioria das melhores brigadas Spetsnaz, etc.
Isso é tudo para dizer que a área de Kremennaya e Zaporozhye é priorizada pelo comando russo. Em Zaporozhye, o motivo é óbvio: porque a Ucrânia está construindo seu maior potencial ofensivo em geral. Em Kremennaya, a razão é provável porque a Rússia vê a melhor oportunidade para desenvolver sua própria iniciativa e potencial ofensivo, e provavelmente vê o vetor Kharkov como sendo crítico em importância para recapturar em algum momento no futuro próximo.
Assim, Bakhmut fica com algumas das sobras que são instruídas a fazer o melhor que puderem. Eles não são fracos, veja bem, como eu disse, há algumas unidades decentes lá, mas eles simplesmente estão sendo superados em número pela grande quantidade de novos reforços que a Ucrânia está despejando na área. Além disso, a Ucrânia continua a usar alguns batalhões menores de elite, como as tropas de Jaeger, no papel real de ataque de choque contra pontos fracos especialmente escolhidos, onde os reservistas russos estão sentados em trincheiras.
Com isso dito, eles ainda estão claramente segurando os pontos mais importantes se você descontar alguns dos campos abertos das 'zonas de deformação', então, por enquanto, a situação não é crítica, apesar de alguns alarmistas alegarem que Bakhmut logo voltará ao controle da AFU após sendo 'cercado'. E até o momento em que escrevo, a Rússia parece ter contra-atacado para recuperar terreno também:
“O 105º Regimento da Milícia DPR" TG Channel relata o contra-ataque russo no flanco sul da frente de Artyomovsk:
A direção de Artyomovsk é uma fonte de boas notícias hoje:
Pela manhã, chegaram relatórios de que o exército russo está lançando um poderoso contra-ataque no flanco sul.
1) Da área de Kleshcheevka, as forças russas lançaram uma ofensiva na direção de Krasnoye.
2) Da área de Kurdyumovka, uma ofensiva está em andamento na direção de Belaya Gora.
Nossa infantaria é ativamente apoiada pela aviação e artilharia pesada, como sempre (graças a Deus!).
Aqui está um vídeo geolocalizado das forças russas repelindo um ataque da AFU ontem fora da área de Klescheevka, que parece mostrar a AFU muito mais a oeste do que alguns afirmam:
VÍDEO NO ORIGINAL >
Portanto, a conclusão é: a Ucrânia está gastando muitas forças e potencial ofensivo (em material, mão de obra, munição, etc.) para capturar alguns campos vazios até agora.
Agora, ao norte, a situação é inversa. As unidades de elite russas estão superando os pontos fracos ucranianos e obtendo ganhos diários. Hoje, a Rússia recapturou a área industrial de Belgorovka, a cidade a leste da frente de Seversk.
🆘🆘🆘Direção Seversky
No início desta manhã, nossas tropas iniciaram operações de assalto ativo na área do assentamento. Belogorovka O inimigo deixou parte das posições A batalha continua Nossas tropas são apoiadas pela aviação🆘🆘🆘
A cidade em si ainda está nas mãos da AFU, mas unidades russas agora estão invadindo-a.
E mais ao norte é onde a Rússia está tendo mais sucesso, de longe, na linha Kremennaya. Há pequenos ganhos diários aqui, incluindo a captura de hoje da linha férrea em Novoselovsky, perto de Kuzemovka: