Word on Fire publicará obras completas do Papa Bento XVI em inglês
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F4a5c529e-fb46-41f5-b4eb-8e486af0610c_670x447.webp)
Por Matt McDonald
Tradução: Heitor De Paola
National Catholic Register, 25 de outubro de 2024
A empresa de mídia do bispo Robert Barron, Word on Fire, planeja publicar em inglês mais de duas dúzias de volumes das obras reunidas de Joseph Ratzinger de antes e durante o período em que ele serviu como Papa Bento XVI, incluindo títulos atualmente indisponíveis, exceto em seu alemão nativo.
O projeto, que incluirá livros e artigos acadêmicos, exigirá um pequeno exército de tradutores e editores sob a direção de Tracey Rowland, uma teóloga australiana que escreveu dois livros sobre o pensamento do falecido Papa e que ganhou o Prêmio Ratzinger de teologia em 2020.
A nova série atrairá “todos os católicos ao redor do mundo que estão interessados em unir fé e razão”, disse Rowland ao National Catholic Register, parceiro de notícias da CNA, em uma entrevista por telefone.
Ela também identificou padres, seminaristas e estudantes de teologia como um público provável, além de protestantes interessados na análise das Escrituras e da Cristologia feita pelo falecido Papa.
Rowland elogiou o estilo acessível de Ratzinger, que abordava assuntos sofisticados em linguagem simples.
“Ele é fácil de ler para pessoas que não são teólogos profissionais”, disse Rowland. “Acho que ele sempre escreveu com um objetivo pastoral em mente. Ele estava sempre escrevendo para ajudar as pessoas a entender algo.”
Os organizadores do projeto preveem que 25 volumes serão publicados em inglês a uma taxa esperada de cerca de dois por ano ao longo de uma dúzia de anos ou mais, começando no final de 2025 com a trilogia “Jesus de Nazaré”.
Durante sua vida, Ratzinger trabalhou com a Ignatius Press, que publicou traduções para o inglês de alguns de seus livros , incluindo “Introdução ao Cristianismo” e “O Espírito da Liturgia”, entre muitos outros.
Mark Brumley, editor da Ignatius Press, disse ao Register que a Ignatius está sublicenciando os direitos dos títulos de Ratzinger para a Word on Fire para produzir a nova versão em inglês das “Obras Completas de Joseph Ratzinger” e que a Ignatius está feliz em trabalhar com o braço editorial da Barron.
Jason Paone, editor do Word on Fire Academic, disse ao Register que a nova série tornará mais obras do falecido pontífice acessíveis a um público maior.
“É importante por uma série de razões. Joseph Ratzinger é um dos teólogos mais proeminentes de todos os tempos. Ele escreveu teologia como um filósofo. Às vezes, ele escreveu filosofia como um teólogo. Ele também é um dos líderes mais importantes da Igreja. Ele é uma figura realmente importante na recepção e interpretação do Vaticano II”, disse Paone.
“Ele interpretou o concílio e o implementou e trouxe a Igreja para uma nova forma moderna que ainda respeita a tradição dela”, disse Paone. “Ele tem um tremendo respeito pela tradição da Igreja, mas também não tem medo de se envolver com o mundo moderno.”
Ratzinger (1927–2022) serviu como Papa de 2005 a 2013, quando renunciou. Ele era professor de teologia em sua Alemanha natal quando o Papa Paulo VI o nomeou arcebispo de Munique e Freising e o fez cardeal em 1977. Em 1981, o Papa João Paulo II, agora um santo canonizado, o nomeou chefe da Congregação para a Doutrina da Fé. Ele serviu nessa função até suceder João Paulo na cátedra de Pedro.
Admiradores acham que Ratzinger deveria ser canonizado como santo, e alguns pediram que ele fosse nomeado doutor da Igreja.
“Normalmente, os doutores da Igreja são pessoas que resolvem alguma crise teológica na vida da Igreja”, disse Rowland. “Acho que o que as obras de Joseph Ratzinger nos dão é uma espécie de aula magistral em teologia fundamental, e por essa razão, acho que ele merece o título de doutor da Igreja.”
Ela o comparou a São João Henrique Newman (1801–1890), um inglês convertido ao catolicismo cujas obras são estudadas por teólogos católicos para ajudar a entender melhor a fé.
“Acredito que nos próximos anos os estudos sobre Ratzinger se tornarão ainda mais importantes, porque acho que as pessoas estão percebendo que Ratzinger não foi apenas um papa, mas um dos maiores estudiosos católicos dos últimos dois séculos”, disse Rowland.
Este artigo foi publicado originalmente pelo National Catholic Register, parceiro de notícias da CNA, e foi adaptado pela CNA.
______________________________________
Matt McDonald é repórter da equipe do National Catholic Register e editor do New Boston Post.
https://www.catholicnewsagency.com/news/260083/word-on-fire-to-publish-ratzinger-s-collected-works-in-english?utm_campaign=CNA%20Daily&utm_medium=email&_hsenc=p2ANqtz-_XkHvwXx-B2WUeTvK-V7mPWa-oVsh5wiLLq4Bjault5jTiHFtRQWQHmxUSQV6so7LvzNMHX4MP0yCNB_xe2T-Xf23iRw&_hsmi=330943148&utm_content=330943148&utm_source=hs_email