WORLD> As Origens Surpreendentes do Slogan "Não Há Taxação Sem Representação!"
A frase que foi popular durante a própria revolução da América deve-se a um famoso inglês, que se posicionou contra o "imposto sobre navios" do rei Carlos I.
FOUNDATION FOR ECONOMIC EDUCATION
Lawrence W. Reed - 24 JUNHO, 2023
- TRADUÇÃO: GOOGLE / ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
https://fee.org/articles/the-surprising-origins-of-the-no-taxation-without-representation-slogan/
Pergunte à maioria dos americanos onde está o slogan “Sem tributação sem representação!” veio e a resposta provável será “colonos americanos protestando contra a Grã-Bretanha na década de 1760”. Mas o espírito, se não a letra precisa da frase, originou-se mais de um século antes. Além disso, podemos agradecer aos próprios britânicos por isso. Tudo começou com algo chamado “imposto sobre navios”.
Desde o início da Idade Média, o costume inglês permitia que o monarca impusesse uma taxa especial em tempos de guerra aos cidadãos que viviam em assentamentos costeiros. Eles poderiam atender ao requisito fornecendo navios, materiais de construção naval ou dinheiro para a Coroa construir navios (daí o nome “imposto sobre navios”). Reis e rainhas cobravam o “imposto” como uma prerrogativa real, o que significa que evitavam o incômodo de obter o consentimento do Parlamento, conforme exigido na Magna Carta de 1215.
Enquanto o imposto recaiu sobre uma pequena parcela da população e apenas em uma “emergência nacional”, a monarquia escapou durante séculos.
O rei Jaime I provocou um rebuliço em 1619 quando estendeu o imposto sobre navios a Londres, mas foi seu sucessor, Carlos I, que provocou um alvoroço muito maior apenas nove anos depois. Charles fechou o Parlamento e então, em 1628 e nada menos que em tempos de paz, impôs o imposto sobre navios em todos os condados da Inglaterra. Era um imposto para todos e ninguém podia fazer nada a respeito. Nos anos seguintes, o rei a reafirmou e ampliou diante da feroz e crescente oposição.
Entra um John Hampden, um proprietário de terras de Buckinghamshire eleito pela primeira vez para o Parlamento em 1621. Quando ele se recusou a pagar o saldo total do imposto sobre o navio que o rei disse que devia, o caso de Hampden foi encaminhado aos doze juízes do Tribunal de Finanças. O rei, sustentavam Hampden e seus advogados, não tinha o direito de cobrar o imposto sem a aprovação do Parlamento.
Embora Hampden tenha perdido o caso por uma votação de 7 a 5, Charles ficou constrangido por sua vitória ter sido tão estreita. Quando a Guerra Civil Inglesa começou em 1642, John Hampden estava entre os primeiros que o rei tentou prender sem sucesso. A questão em que se arriscou a desafiar o Rei, a tributação sem representação, revelou-se uma das principais causas daquela guerra.
Hampden morreu em batalha em 1643, seis anos antes de o próprio Charles ser decapitado. Quase quatro séculos depois, Hampden é lembrado como um mártir da liberdade e seu nome é homenageado por inúmeras cidades e instituições. O Hampden-Sydney College, na Virgínia, é um dos muitos exemplos.
James Otis, de Massachusetts, é geralmente creditado como o primeiro americano a empregar “nenhuma tributação sem representação” no período que antecedeu a Declaração de Independência. Ele escreveu em 1764 que “o próprio ato de tributar, exercido sobre aqueles que não estão representados, parece-me privá-los de um de seus direitos mais essenciais como homens livres; e se continuado, parece estar em vigor uma total cassação de todos os direitos civis.
Patriotas amantes da liberdade como John Hampden e James Otis foram à guerra porque seus governos ousaram tributar sem o consentimento de parlamentares eleitos. Por pior que fosse a tributação sem representação na época deles, aposto que com as taxas de hoje com representação eles podem criar confusão novamente.
Para obter informações adicionais, consulte:
The Compact that Preceded the Magna Carta by Lawrence W. Reed
Edmund Burke’s Little-Known Speech that Eroded the British Monarchy’s Command of Money and Power by Lawrence W. Reed
The Peasants’ Revolt of 1381 by Lawrence W. Reed
America’s Republic: How the Great Experiment Came About by Lawrence W. Reed
***
Lawrence W. Reed é o presidente emérito da FEE, membro sênior da Humphreys Family e Ron Manners Global Ambassador for Liberty, tendo servido por quase 11 anos como presidente da FEE (2008-2019). Ele é autor do livro de 2020, Was Jesus a Socialist? bem como Heróis Reais: Histórias Verdadeiras Incríveis de Coragem, Caráter e Convicção e Desculpe-me, Professor: Desafiando os Mitos do Progressismo. Siga no LinkedIn e curta sua página de figura pública no Facebook. Seu site é www.lawrencewreed.com.