WORLD: Greta Thunberg acusada pela polícia sueca por protesto contra o bloqueio de petróleo, enfrenta seis meses de prisão
A celebridade climática Greta Thunberg foi detida pela polícia por se recusar a parar de bloquear uma estrada, mas agora a façanha resultou em acusações criminais contra ela.
BREITBART
OLIVER JJ LANE - 7 JULHO, 2023
- TRADUÇÃO: GOOGLE /
ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
https://www.breitbart.com/europe/2023/07/07/greta-thunberg-charged-by-swedish-police-for-oil-blockade-protest-faces-six-months-imprisonment/
Greta Thunberg foi acusada de desobedecer a ordem legal de um policial, um crime na Suécia, depois que ela foi instruída a parar de bloquear navios-tanque de entrega de petróleo na cidade portuária sueca de Malmo no mês passado.
Aos 19 anos, apesar de já ser um veterano de protestos - e de ser carregado por policiais - é relatado que esta é a primeira vez que Thunberg é acusada de um crime. Conforme relatado pelo jornal Sydsvenskan, as acusações já existem há vários dias, mas a imprensa foi amordaçada ao relatar sobre elas até agora pelo tribunal.
O jornal britânico Daily Telegraph afirma que, se for condenado, Thunberg pode pegar até seis meses de prisão.
Breitbart relatou na época em que Thunberg foi detida pela polícia, que ela estava envolvida em um protesto de vários jovens no porto de Malmo, onde estradas foram bloqueadas e alguns membros do protesto até subiram em cima de petroleiros para impedi-los de dirigir. De acordo com comentários da polícia de Malmo, eles inicialmente permitiram que o protesto prosseguisse em deferência aos direitos de liberdade de expressão, mas, à medida que avançavam, ordenaram aos participantes que limpassem a estrada.
Um punhado, incluindo Thunberg, se recusou a obedecer e foi fisicamente removido da estrada pela polícia.
Thunberg disse na época que: “A crise climática é uma questão de vida ou morte para inúmeras pessoas. Escolhemos parar fisicamente a infraestrutura de combustível fóssil. Estamos reivindicando o futuro”. Ela deve comparecer ao tribunal ainda este mês.